Redes sociais para óticas: Saiba como impulsionar o seu negócio

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Atualmente existe uma variedade de redes sociais que abarcam um vasto leque de públicos e de conteúdos, que já inúmeras óticas utilizam para expandir o seu negócio online. As redes sociais permitem que esteja onde o público passa a maior parte do seu dia, o que significa a oportunidade de expandir a visibilidade do seu negócio e de criar um canal de comunicação mais direto e eficaz com possíveis clientes da sua ótica. 

Além disso num tema tão importante como a saúde ocular, o público tende a procurar óticas que conseguem gerar mais autoridade e segurança, não só através dos conteúdos, mas também da maneira como se apresentam nas redes sociais. Neste caso, um perfil bem pensado e desenhado estrategicamente é meio caminho andado para começar a atrair mais clientes à sua ótica. 

Se ainda é novato na utilização das redes sociais e não sabe bem como posicionar a sua ótica nestes canais, a CECOP explica-lhe de seguida como o poderá fazer.  

Porquê investir nas redes sociais para a sua ótica? 

  • Interação com os clientes 

Ao criar o perfil da sua ótica nas redes sociais é essencial que tenha não só uma boa coerência e constância na publicação dos conteúdos, mas também que interaja com os seus seguidores. As redes sociais permitem uma comunicação mais automática e direta com o seu público, que através de uma boa interação poderá transformar em possíveis clientes da sua ótica.  

Para que este relacionamento virtual tenha sucesso deverá estar atento ao tempo de resposta das mensagens, procurar responder a todos os comentários, falar a linguagem do seu público e ser cuidado na maneira como se expressa. 

  • Autoridade e visibilidade do seu negócio 

Desenvolver autoridade e visibilidade notórias da sua ótica, nas redes sociais, é algo que se constrói ao longo do tempo e requer uma estratégia definida a partir de objetivos específicos. Um dos fatores decisivos é escolher muito bem em que redes sociais pretende implantar o negócio da sua ótica, pois apostar no Linkedin, que é uma rede corporativa e com foco no networking, não é o mesmo que apostar no Instagram, uma rede com tom mais descontraído e interativo, onde coexiste um público mais geral. Na primeira rede social poderá, por exemplo, encontrar mais facilmente parceiros de negócio para a sua ótica e na segunda futuros clientes. São diferentes focos. 

O outro fator é o tipo de objetivos que pretende atingir, como por exemplo:    

  • Divulgar a imagem de marca sua ótica; 
  • Criar uma comunicação mais próxima com os seguidores; 
  • Educar o público através de conteúdos de qualidade; 
  • Criar uma comunidade de fãs que irá impulsionar a marca; 
  • Aumentar as vendas da sua ótica. 

Quando os objetivos que definiu para a sua ótica são alcançados com sucesso, acontece o fortalecimento e aumento da notoriedade da imagem da sua ótica, levando-a a ser escolhida em detrimento das restantes concorrentes. 

  • Captação e fidelização de novos clientes  

Através das redes sociais o público tem a capacidade de pesquisar os melhores produtos, serviços, preços e definir a melhor ótica para fazer as suas compras. Estar entre os melhores players do mercado é possível através de uma estratégia bem definida, que consiste não só em praticar os melhores preços ou apresentar material ótico de qualidade, mas também criar conteúdos relevantes em diversas temáticas que possam ensinar, informar ou até entreter o seu público.  

Sugerimos que siga o Instagram da CECOP (colocar link incorporado do Instagram), onde poderá encontrar uma diversidade de ideias para conteúdos que poderá aplicar nas redes sociais da sua ótica, que oferecem uma solução à “dor” do seu cliente e que garantimos que o irão fazer envolver-se mais com a sua marca. 

  • Maior satisfação do cliente 

Redes sociais são sinónimo de facilitar o relacionamento com o público, isto para que tenha mais facilidade em fechar negócios, satisfazendo e convertendo seguidores em possíveis clientes. Além de quererem o melhor produto ou serviço, as pessoas querem ser ouvidas, bem atendidas e sentirem que são especiais.  

Plataformas como o Whatsapp Business permitem fazer um atendimento mais personalizado ao seu cliente e proporcionar um acompanhamento excelente no pós-venda que certamente fará o cliente voltar à sua ótica. Caso tenha interesse em saber mais acerca do Whatsapp Business poderá ler o nosso artigo que dedicamos inteiramente a esta plataforma. 

  • Conhecimento aprofundado do seu público 

A melhor maneira de desenvolver a estratégia para as redes sociais da sua ótica é conhecer muito bem o seu público-alvo, isto é, a persona que se esconde por detrás do ecrã.  

Neste aspeto as redes sociais auxiliam bastante, pois através das métricas geradas nas plataformas e pela observação do comportamento dos seguidores (conteúdos com que mais interagem e gostam), torna-se mais fácil definir qual será o conjunto de pessoas a atingir e que estratégias se devem de implantar. 

Ferramentas úteis para criação de conteúdos 

Na CECOP gostamos de ser práticos, por isso deixamos aqui algumas ferramentas, na sua maioria gratuitas, que lhe irão permitir elevar drasticamente a maneira como faz a gestão das redes sociais da sua ótica: 

Planeamento e organização: Trello, Notion e Todoist. 

Criação de conteúdo: Canva, Figma e Adobe Illustrator. 

Edição de Vídeo: InShot, CapCut e Videoleap. 

Edição de Imagem: Adobe Lightroom, Snapseed e Remini. 

Agendamento de Posts: META Business Suite e Estúdio de Criação do Facebook.