Um dos principais segredos para o sucesso de qualquer negócio é perceber o perfil do cliente, e as óticas não fogem à regra!
Saber quem são os seus clientes, do que precisam, quais são os seus gostos e comportamentos de compras, irá fazer com que a comunicação da sua ótica seja mais assertiva. Consequentemente irá gerar mais conexão e identificação, conduzindo a mais vendas.
Acompanhe-nos neste artigo, onde explicamos o que é o perfil do cliente e o passo a passo para descobrir o ideal para o seu negócio de ótica. Continue a ler!
O que é o perfil do cliente
O perfil do cliente é uma forma de ver o seu negócio além da venda. Isto é, refere-se às caraterísticas que definem os clientes, enquanto pessoas que compram na sua ótica.
O perfil do cliente pode ser dividido em duas categorias, o público-alvo e a persona. Mas qual é a diferença entre os dois conceitos?
Público-alvo: Carateriza-se como um grupo de pessoas que se pretende atingir, sendo algo mais abrangente.
Persona: O cliente ideal que gostaria que comprasse sempre na sua ótica, sendo definido num nível de profundidade muito maior.
Como definir o perfil do cliente da minha ótica?
Como já referimos, definir o perfil do cliente da sua ótica vai fazer com que tome decisões muito mais acertadas no seu negócio e que crie estratégias de marketing mais direcionadas.
É essencial que se questione: “Que tipo de pessoa pretendo atingir?” “Que comportamentos e emoções essa pessoa tem?” “Que soluções procura e como a minha ótica pode ajudar a encontrar essas soluções?”.
Existem três passos pelos quais se poderá guiar para melhor entender o perfil do seu cliente ideal. Mostramos de seguida quais são.
1º Analise os seus clientes atuais
Para este passo é importante que mantenha uma base de dados dos seus clientes atuais e que tenha algum controlo sobre toda a atividade de vendas.
Aconselhamos que defina as caraterísticas do perfil de cliente a partir de dados reais que já possui, como por exemplo:
- Qual a idade média dos clientes?
- Que género predomina?
- Que produtos e serviços mais compram?
- Como os clientes conheceram a ótica?
- Quanto gastam os clientes, em média, nas compras da ótica?
- Qual o método de pagamento mais utilizado?
- Quais são os hábitos digitais dos clientes?
Ao analisar estes padrões de comportamento irá ter mais facilidade em traçar o tipo de clientes mais recorrentes na sua ótica, criando uma boa base para construir as suas estratégias.
2º Escolha os perfis perfeitos
Ao analisar os dados irá perceber que os seus clientes poderão variar entre vários perfis, mas é essencial que escolha entre 2 a 3 perfis principais.
Guie-se pelos resultados das suas vendas e escolha elaborar estratégias de marketing e de fidelização, focadas nos clientes que compram em maior quantidade e com mais frequência, evitando períodos de crise financeira.
3º Crie estratégias para cada perfil
Imagine que tem um perfil de cliente que é do sexo feminino, na idade dos 35 anos, utiliza bastante as redes sociais, está bastante familiarizado com o mundo digital, e nas suas compras prefere armações mais “fora da caixa” e, geralmente, lentes finas.
Em contraste o segundo perfil é maioritariamente masculino, na casa dos 65 anos, que apenas usa a rádio e televisão para se informar e apenas utiliza como meio de comunicação chamadas e mensagens. Além disso, nas suas compras prefere armações que durem mais tempo e com graduação mais alta.
Se analisarmos numa perspetiva estratégica, o primeiro perfil irá responder bastante bem a estratégias nas redes sociais e a email marketing, já que os hábitos deste perfil são bastante virados para o digital.
Já o segundo perfil irá responder melhor a comunicações mais tradicionais, como chamadas, SMS e até anúncios nos jornais e na rádio.
Além disso, não se esqueça de divulgar os produtos que atraem mais cada perfil.
Agora que já sabe como definir o perfil do cliente ideal para a sua ótica, não se esqueça de guardar este artigo para se lembrar mais tarde!