O poder do Cashback como diferencial decisivo na ótica 

I

Actualidade

I

Por

Se é empreendedor de ótica, sabe como é difícil destacar o seu negócio no atual mercado competitivo, como é desafiante conquistar novos clientes e o quão complexo é posicionar-se, enquanto marca no setor. 

Face a este panorama, começa a questionar-se “Então, afinal o que posso adotar na minha ótica para se diferenciar das outras?”. Neste artigo vamos abordar uma estratégia que o irá fazer conquistar mais clientes: o Cashback.  

O crescimento da estratégia acentuou-se a partir de 2015 nos Estados Unidos, e em Portugal tem vindo a ganhar cada vez mais relevância, nomeadamente nos bancos e instituições de crédito. Continue a acompanhar-nos neste artigo, para conhecer mais acerca da estratégia do Cashback. 

O que é o Cashback? 

Quando traduzimos o termo “Cashback”, significa “dinheiro de volta”, isto é, a empresa devolve ao cliente parte do valor que o mesmo gastou nas suas compras, seja num produto ou serviço.  

O modelo de Cashback foi criado em 1998, pela empresa norte-americana Ebates, que no seu lançamento tinha um portfólio de 40 lojas online parceiras, que ofereciam até 25% do dinheiro de volta aos seus clientes. 

Esta estratégia não se trata de um desconto, mas sim de uma recompensa que é devolvida ao cliente, muito comum em negócios em que se estabelece uma quantia mínima a ser gasta.   

Existem duras formas principais de efetuar o Cashback, uma delas já referimos, que é através da devolução de uma percentagem do dinheiro utilizado. A outra forma é através da acumulação de pontos, que se expressam num saldo na loja, que pode ser utilizado para abater no valor de compras futuras.  

Como funciona o Cashback? 

Se pretende executar a estratégia do Cashback é essencial procurar uma empresa que faça as transações de devolução de dinheiro, entre a sua ótica e os seus clientes. O cliente deve estar registado na plataforma dessa empresa para usufruir dos benefícios, através da acumulação de dinheiro na conta virtual pessoal.  

A recompensa oferecida pela sua loja é você quem define, podendo variar de 1% a 50%, sendo que a sua ótica terá depois de transferir parte dessa comissão ao parceiro da plataforma. 

Além disso, é essencial saber que a recompensa gerada pelo cliente no seu estabelecimento, pode ser utilizada noutros estabelecimentos que se encontram também na plataforma, e vice-versa. 

Quais são as vantagens do Cashback para a ótica? 

Ainda está indeciso se deve ou não de investir na estratégia do Cashback? Os benefícios para o cliente são sem dúvida claros e palpáveis, tal como poderão ser para a sua ótica, que também irá obter imensas vantagens.  

Maior visibilidade do negócio 

A partir do momento que adere a uma plataforma de Cashback, a mesma irá divulgar as lojas parceiras, por exemplo através de emails ou notificações push. Desta forma, irá atrair potenciais utilizadores da plataforma, que passam a conhecer o seu negócio e que possivelmente se irão transformar em clientes. 

Além disso, esta vantagem estimula os seus clientes atuais a recomendarem o seu negócio a familiares e amigos, já que traz imensos benefícios às suas carteiras. 

Aumento das vendas e fidelização  

A tática do Cashback incentiva naturalmente às vendas recorrentes, porque o cliente sabe que vai receber um retorno em todas as suas compras.  

Por exemplo, se lançar uma campanha de acumulação de pontos, o cliente irá voltar a comprar, para conseguir alcançar o prémio final. Tenha atenção em colocar um período máximo para o cliente gastar o saldo e veja a fidelização dos clientes a subir!  

O ganho é previsível e positivo, aumentando o nível de satisfação dos clientes e a confiança na sua marca! 

Maior entendimento dos clientes 

A partir do momento que o cliente se regista numa plataforma de Cashback, necessita de fornecer alguns dados, informações estas que a sua ótica terá acesso! Isto é ótimo para conhecer melhor o perfil do seu público e poder tomar decisões de maneira mais eficiente. 

Estas informações são também valiosas para saber em que produtos, serviços ou ações de marketing específicas deve investir para atender às necessidades dos clientes, aumentando consequentemente os lucros da sua ótica. 

Na comunidade CECOP, os óticos têm acesso ao sistema Cashback! Através da Fórmula Remunerada CECOP (FRC), nas suas compras em contactologia, lentes e armações, dos fornecedores protocolados CECOP, os associados recebem retorno financeiro no final de cada ano. 

É possível simular quando se pode ganhar através do simulador FRC. Consulte no nosso site www.cecop.pt/frc e saiba quanto pode ganhar este ano! 

Etiquetas

También te puede interesar

Um dos principais segredos para o sucesso de qualquer negócio é perceber o perfil do cliente, e as óticas não fogem à regra!   Saber quem são os seus clientes, do que precisam, quais são os seus gostos e comportamentos de compras, irá fazer com que a comunicação da sua ótica seja mais assertiva. Consequentemente […]

Viajar pode ser muito mais do que descanso e uma pausa da rotina de trabalho. É também a oportunidade única de expandir horizontes, não só a nível pessoal como profissional.   Já imaginou o quão enriquecedor seria embarcar numa viagem com colegas de profissão, neste caso no ramo da ótica? Esta experiência pode ser um verdadeiro […]

Quantas vezes já ouviu ou lhe contaram “verdades” sobre a utilização de óculos ou de lentes de contacto? Com certeza que já ouviu que as lentes de contacto podiam ir para trás dos olhos, ou até que os óculos de sol são apenas para dias de sol, e mesmo até que é muito difícil fazer […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio