Alguma vez se dirigiu a uma ótica para comprar óculos? Se a sua resposta é afirmativa, então sabe que todo o processo pode-se tornar confuso, muito por existirem conceitos técnicos que pode não dominar, ou um vasto leque de opções que a ótica lhe poderá apresentar.
São vários os fatores que determinam a escolha dos óculos perfeitos, tais como o tipo de lentes, tratamentos, armações, proteções e preço. O primeiro conselho que a CECOP lhe dá é que analise bem a ótica onde se pretende dirigir: Verifique as avaliações do local, relativas ao acompanhamento dos técnicos óticos, serviços, pós-venda e marcas que a ótica abrange.
Apresentamos a seguir um guia de conceitos rápido e prático, para que na sua próxima visita à ótica possa ir melhor preparado e escolher os óculos ideais para si.
Tipos de lentes óticas
Existem vários tipos de lentes para determinados tipos de correção ocular, quer seja derivada de problemas como a miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia. Diferentes tipo de correção requerem diferentes tipos de lentes, embora seja bastante comum uma pessoa ter mais de um problema. Os materiais para fabricação de lentes dividem-se em duas categorias: minerais (cristal ou vidro) e orgânicos (compostos poliméricos, como o plástico, policarbonato e resina).
Lentes de vidro- Nos primórdios da correção ótica, praticamente todas as lentes eram feitas de vidro. Embora estas ofereçam uma excelente qualidade ótica e resistência a arranhões, estão sujeitas a partirem-se mais facilmente e a danificar os olhos, daí não serem muito utilizadas na fabricação atual de óculos.
Lentes de plástico- Em 1947, a Armorlite Lens Company, na Califórnia, lançou as primeiras lentes de plástico para óculos. As lentes foram construídas a partir de polímero plástico e devido ao seu peso leve, baixo preço e qualidade, este material continua a ser hoje bastante utilizado nas lentes oculares.
Lentes de policarbonato- As lentes de policarbonato tornaram-se populares nos anos 70 e 80, sendo produzidas inicialmente para viseiras de capacete da Força Aérea, vidro à prova de balas, equipamentos de segurança, que requeriam uma lente mais leve e resistente a impactos. Estas caraterísticas tornam este material atualmente no preferido para lentes óticas, óculos de segurança e desporto, bastante indicados para atletas e crianças.
Lentes plásticas de alto nível- Os mais recentes avanços na produção de lentes demonstram que é possível produzir lentes mais finas e leves, as chamadas lentes plásticas de alto nível. Estas conferem uma estética melhorada e conforto extra na utilização dos óculos, contudo a espessura da lente vai influenciar em muito o seu valor, podendo ser um pouco mais dispendiosas.