Centraliza a oferta do seu negócio de ótica em produtos específicos? Saiba que pode estar a perder a oportunidade de entregar uma melhor experiência aos seus clientes, de aumentar as suas vendas e de adquirir uma maior quota de mercado.
Ter um mix de produtos bem organizado e definido, pode, sem dúvida, ser um fator diferenciador da sua ótica em relação à concorrência, tornando-a mais interessante aos olhos do público.
Neste artigo explicamos como definir um mix de produtos na sua ótica e como pode aplicar esta estratégia para obter uma maior rentabilidade nas vendas da sua ótica.
O que é o mix de produtos? Impacta as vendas?
O mix de produtos é uma estratégia de marketing, cujo objetivo principal é adequar os produtos para venda, de acordo com as necessidades do público e as oportunidades de negócio que se desejam atingir.
Ao apresentar mais opções em loja, é provável que atenda à maioria das necessidades dos seus clientes. Além disso, este fator pode aumentar a possibilidade de fidelizar os clientes e concretizar um maior número de vendas.
Para selecionar o mix de produtos ideal, existem quatro atributos que devem de estar presentes, segundo a explicação do renomeado autor de Marketing Philip Kotler:
- Abrangência: Trata-se da variedade de linhas de produtos que a sua empresa oferece.
- Extensão: Refere-se à dimensão total de produtos que compõem o portfólio da sua ótica.
- Profundidade: O mesmo produto que oferecer, pode ter variações dentro da mesma linha de produtos.
- Consistência: Compreender qual a relação estabelecida entre as diversas linhas de produtos oferecidos, quer pela utilização do cliente, como pelos diversos canais de distribuição, entre outros critérios.
Como definir o mix de produtos da ótica?
1. Conhecer o público-alvo
Conhecer o seu público-alvo, é fundamental para desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz, com o o objetivo de satisfazer as necessidades dos seus potenciais clientes e claro, aumentar as vendas do negócio.
Entender as características do seu público-alvo e o motivo pelo qual procura o seu negócio e os seus produtos, permite investir em produtos que farão mais sucesso no portfólio da ótica.
2. Atenção às tendências e sazonalidade
Acompanhar as tendências e a sazonalidade permite fazer um planeamento do investimento em produtos a longo prazo, principalmente em épocas comemorativas, em que é necessário fazer mudanças de stock.
Este fator pode fazer com que o volume de vendas aumente ou diminua, dependendo da gama de produtos que apresenta na sua ótica.
3. Observar a concorrência
Tal como acontece no seu negócio de ótica, também a concorrência deseja alavancar as suas vendas. Avaliar o percurso dos seus concorrentes torna possível que descubra aspetos que podem ser aplicados no seu negócio.
Além disso, esta análise permite que avalie as falhas ou lacunas de mercado, que permitem que o seu negócio aproveite certas oportunidades inexploradas.
4. Analisar o histórico de vendas
É essencial consultar de forma detalhada o histórico de vendas da sua ótica. Desta forma, poderá identificar padrões de consumo, bem como perceber quais são os produtos que tê uma melhor ou pior performance.
Existem ainda produtos que pode vender mais facilmente em certas alturas do ano ou até certos produtos que podem ser vendidos em conjunto. Faça esta análise com alguma frequência, de maneira a controlar o stock de produtos existente e a ter informações para uma melhor tomada de decisão.
5. Trabalhar com marcas reconhecidas
Oferecer produtos cujas marcas sejam reconhecidas pelos consumidores pode ser um fator diferenciador e transmitir mais segurança aos clientes.
Por certas marcas serem reconhecidas no mercado, seja pela qualidade ou conforto, estimulam mais facilmente à compra dos clientes na sua ótica. Por essa razão, disponibilize sempre marcas de produtos que sejam reconhecidas na sua ótica.
A oferta competitiva da CECOP
Na CECOP um dos nossos princípios é a excelência e compromisso com o associado, fazendo com que nos esforcemos para oferecer acordos com os fornecedores mais representativos do mercado.
Na nossa comunidade, os associados podem contar com:
- Fornecedores de lentes oftálmicas, contactologia e armações
- Fornecedores com acesso a equipamentos, produtos especializados em campos clínicos e até pequenos instrumentos.
Todos os acordos com os fornecedores são focados em oferecer maior vantagem competitiva aos nossos associados, não só em preços e descontos, mas também através dos programas de fidelização da CECOP.
Fale com a nossa equipa e vamos ajudá-lo a tornar o mix de produtos da sua ótica num fator competitivo do seu negócio.