Buscar
CECOP

Verão e raios UV: 7 cuidados para proteger os seus olhos.

I

Actualidad

I

Por

O verão é a altura perfeita para desfrutar do sol, mar e ar livre, mas existem cuidados que se devem ter com os olhos, principalmente quando falamos de raios UV.  

Os raios ultravioleta (UV) podem ser perigosos para a visão, já que a sua exposição prolongada pode aumentar o risco de problemas oculares a longo prazo, como as cataratas e degeneração macular.  

Para cuidar dos seus olhos e garantir uma visão saudável, reunimos neste artigo algumas dicas, para neste verão proteger os seus olhos contra os raios UV.  

O que são os raios UV? 

Os raios ultravioleta (UV) são invisíveis ao olho humano e são emitidos pelo sol, contudo os comprimentos de onda dos raios UV são mais curtos do que a luz visível. Existem dois tipos de raios UV de que nos devemos proteger diariamente: 

1. Raios UVA: Os raios UVA representam cerca de 95% da radiação UV que atinge a superfície da Terra. Estes raios têm comprimentos de onda mais longos e, por isso, conseguem penetrar mais profundamente na pele e nos olhos. 

Os raios UVA são os responsáveis pela danificação das estruturas internas dos olhos, contribuindo para o desenvolvimento de cataratas e problemas na retina. 

2. Raios UVB: Os raios UVB representam apenas cerca de 5% da radiação UV que chega à superfície da Terra, mas são mais intensos do que os raios UVA. A intensidade destes raios UV varia de acordo com a localização geográfica, estação do ano e hora do dia, sendo mais intensos durante o verão e em altitudes mais elevadas. 

A exposição excessiva aos raios UVB está associada ao desenvolvimento de problemas oculares, como ceratite (inflamação da córnea) e pterígio (crescimento anormal de conjuntiva sobre a córnea). 

Como proteger os olhos dos raios UV? 

É importante ter em conta que independentemente do ambiente onde esteja, é importante proteger-se dos raios UV. Veja as dicas que preparamos para si: 

  • Óculos de sol com proteção UV: Certifique-se de que os seus óculos de sol têm 100% de proteção UV. Opte por óculos que cubram completamente os olhos, minimizando a quantidade de luz solar que pode atingir a visão. Evite imitações baratas de óculos de sol, compre-os numa ótica para garantir uma proteção correta. 
  • Chapéus e bonés: Além dos óculos de sol, é importante usar chapéus de aba larga ou bonés para proteger os olhos da luz solar direta. Estes acessórios adicionam uma camada extra de proteção contra os raios UV, e também protegem a pele mais delicada à volta dos olhos. 
  • Evite a exposição direta ao sol: Evite olhar diretamente para o sol, especialmente durante períodos de maior intensidade, que geralmente ocorrem das 10h às 16h. Se estiver ao ar livre durante essas horas, abrigue-se na sombra ou utilize acessórios de proteção, como um guarda-sol. 
  • Lentes de contato com proteção UV: Se utiliza lentes de contato, verifique se têm proteção contra os raios UV. Embora as lentes de contato cubram a córnea, a exposição aos raios UV pode afetar a sua parte superficial e a pele à volta dos olhos. 
  • Exames regulares à visão: Consulte regularmente um especialista ótico para exames de rotina e avaliação da saúde dos seus olhos. Exames regulares podem ajudar a detetar problemas de forma precoce e garantir que as suas lentes de contato ou os seus óculos são os adequadas à sua visão. 
  • Cuidado com ambientes refletores: Tenha cuidado ao expor-se a ambientes com superfícies refletoras, como praias, piscinas ou neve. A luz solar refletida pode aumentar significativamente a exposição aos raios UV, por isso é importante sublinhar que nesta ocasião deve utilizar óculos de sol e chapéus. 
  • Hidratação dos olhos: Mantenha-se hidratado, bebendo cerca de 1,5L ou 2L água ao longo do dia. Uma hidratação adequada ajuda a manter os olhos lubrificados, protege-os de irritações e desconfortos causados pelo sol e calor. 

Lembre-se que os raios UV podem danificar os seus olhos, mesmo nos dias nublados, portanto, é importante adotar estas medidas de proteção durante todo o ano, especialmente durante o verão, quando a exposição ao sol é mais frequente. 

Etiquetas

También te puede interesar

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

A Primavera chegou! Com esta estação, as temperaturas sobem e os dias ficam mais longos, podendo surgir alguns desafios para a saúde ocular.   Alguns dos principais problemas da estação é a exposição dos olhos a alergénios, a mudança de temperatura e o aumento da intensidade da luz solar. Estes fatores podem contribuir para o aumento […]

O Geomarketing é uma das estratégias que a maioria das empresas de sucesso utilizam, para conhecerem melhor o seu público.   Melhorar as campanhas de marketing da sua ótica nunca foi tão eficiente, quanto é a partir da utilização do Geomarketing. Ao saber onde se localizam os possíveis clientes, é muito mais provável que alcance o […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio