Encontrar óculos de sol que correspondam a todos os requisitos que desejamos não é uma tarefa fácil, é uma verdadeira dor de cabeça, e acima de tudo são milhares de perguntas que nos assombram; Desenho, cor dos cristais, tamanho, forma … E um longo etc.
Hoje vamos facilitar um pouco esse caminho tedioso para si. No post de hoje explicaremos como devemos escolher a cor da lente perfeita para os seus óculos de sol.
Sabemos que a cor correta dos óculos de sol depende de vários fatores e recomendamos que dependendo do uso que vamos dar aos nossos óculos, o ótico deverá ficar encarregado de orientá-lo sobre a cor da lente que mais se adequa a si. Também aconselhamos que antes de comprar óculos de sol, a primeira coisa que se deve observar é o filtro solar nas lentes. “É preciso verificar se existe o certificado do fabricante, que deve indicar claramente que possui filtro UVA”
Vamos ver quais as vantagens das diferentes cores que as lentes nos oferecem:
Óculos de sol com lentes amarelas
Esses tipos de lentes são eficazes com pouca luz. Ideal para dias muito nublados ou para a prática de desportos noturnos, pois a sua função é aumentar o contraste e a perceção. Recomendado o uso em condições de pouca luz: conduzir ao amanhecer / anoitecer ou com neblina.
Óculos de sol com lentes castanhas
São os mais indicados para desportos ao ar livre, pois não alteram a perceção das cores e reduzem o cansaço visual, melhorando o contraste e ao filtrar a radiação azul. Esta cor aumenta o contraste mais do que os vidros amarelos.
Óculos de sol com lentes verdes
As lentes verdes fazem ambos – fornecem melhor contraste do que as lentes cinza e maior precisão de cores do que as lentes castanhas. E, como as lentes verdes promovem a transmissão da luz verde, elas fornecem excelente acuidade visual. Outro dos seus benefícios é uma melhor perceção da cor.
Óculos de sol com lentes cinza
São as lentes mais comuns e mais adequadas para o uso geral, oferecem uma perceção correta das cores. São especialmente indicados para a condução e nos casos em que a profundidade de campo é menos importante do que a correta perceção das cores.
Amarelo, castanho, acinzentado … Não pense que é uma questão de gosto, leve em consideração para que é que vai usá-los e se tem algum problema visual!
É importante lembrar sempre que além da tonalidade correta, é importante escolher uma lente com um filtro adequado.