Olhos no Inverno: 5 cuidados para evitar problemas de visão

  • Home
  • Blog
  • Olhos no Inverno: 5 cuidados para evitar problemas de visão

No Inverno é comum focarmo-nos em proteger contra possíveis problemas respiratórios, e muitas vezes a saúde ocular acaba por ser esquecida. 

A exposição a temperaturas frias, a ventos gelados e ambientes mais secos pode impactar de forma negativa a visão, o que possibilita o surgimento da síndrome do olho seco, alergias oculares e até conjuntivites. 

Para o ajudar a cuidar dos seus olhos, a CECOP traz-lhe 5 cuidados essenciais para manter uma saúde ocular saudável, durante a estação mais fria do ano. 

1. Proteção contra ambientes secos e frios 

Os ambientes interiores secos e as baixas temperaturas do Inverno, podem causar grande desconforto ocular, e até mesmo lesões na córnea.  

Nesta altura do ano não deve abusar do ar condicionado, ficar muito tempo perto de aquecedores ou lareiras, já que o ambiente pode ficar bastante seco, aumentando a irritação e comichão nos olhos. 

Para evitar este problema, deve apostar em humidificadores de ar, ideais para combater a extrema secura no ar, principalmente durante a noite. Além disso, é crucial manter os olhos hidratados, através de gotas lubrificantes específicas, que irão diminuir a sensação de ardor nos olhos. 

2. Utilizar óculos de sol 

Apenas utiliza óculos de sol no Verão? Engane-se, os óculos de sol são igualmente importantes no Inverno! Os raios UVB e UVA também são prejudiciais na estação mais fria do ano, principalmente em ambientes que emitem muitos reflexos, como a neve e o gelo.  

No Inverno, a função dos óculos de sol é diminuir a luz refletida e aumentar o contraste dos objetos. A melhor opção para estes ambientes são as lentes solares polarizadas. 

3. Pestanejar com frequência 

Nos meses mais frios é comum passarmos mais tempo à frente dos ecrãs e fechados em ambientes aquecidos artificialmente, o que pode levar a uma maior secura ocular.  

Para evitar consequências para os seus olhos, aconselhamos que pestaneje mais vezes, para lubrificar a superfície ocular, e que faça pausas a cada 20 minutos dos ecrãs. 

Conhece a regra dos 20-20-20? É bastante simples, a cada 20 minutos, durante 20 segundos, deve olhar a uma distância de cerca de 6 metros. Esta técnica ajuda a evitar a fadiga e o cansaço ocular. 

4. Reforçar a limpeza da casa 

No Inverno é comum não existir muita circulação de ar dentro de casa, muito devido ao frio poder entrar, mas saiba que é extremamente importante arejar os espaços. Um ambiente arejado e limpo diminui o desenvolvimento de bactérias, sujidade e de outros agentes que favoreçam o desenvolvimento de doenças oculares.  

Evite o acumular de pelos dos seus animais de estimação e de pó nas cortinas, tapetes, peluches e livros. Lave as suas roupas e lençóis com sabão neutro, para evitar maus cheiros e alergias, e seque as peças ao sol para eliminar os ácaros. 

5. Fazer exames oculares regulares 

Por último, não se esqueça de ir controlando a saúde dos seus olhos, através de exames oculares regulares. Desta forma, irá despistar possíveis problemas, e garantir que os seus olhos estão preparados para a estação mais fria do ano. Um especialista da visão irá dar as melhores recomendações para proteger os seus olhos.  

E você, já coloca em prática alguns destes cuidados no Inverno?