Óculos de Sol para os mais novos. Sim ou Não?

  • Home
  • Blog
  • Óculos de Sol para os mais novos. Sim ou Não?

Se há algo que não falta na nossa vida diária nos meses de Verão são óculos de sol. Não saímos de casa sem eles postos, e não há nada mais desconfortável do que o reflexo da luz solar nos nossos olhos. Até agora tudo bem, mas e os mais novos lá em casa?

Sabemos que os olhos das crianças são altamente sensíveis, uma vez que a capacidade de filtragem da luz UVA da lente cristalina é menor nos primeiros anos de vida, o que pode causar alterações na superfície corneana ou lesões degenerativas na retina ao longo dos anos.

O risco de sofrer destas patologias agrava-se no Verão, devido à forte exposição solar e a outros fatores como o cloro na água da piscina.

Que tipo de óculos podem usar?

É importante que as crianças, assim como os adultos, utilizem óculos de sol certificados, porque é a garantia de que bloqueiam todos os raios UVB e, portanto, proporcionam a máxima proteção aos olhos. É importante em nenhuma circunstância usar óculos que não satisfaçam estes requisitos, porque o «mal pode ser maior» é melhor não usar óculos do que usar óculos que não sejam corretos.

Se finalmente decidirmos comprar óculos de sol para os mais pequenos, temos de ter em conta vários aspectos:

– Usar armações de plástico ou silicone e lentes orgânicas, as lentes de policarbonato são as mais resistentes. Quanto aos óculos de mergulho, são perfeitos e se também tiverem protecção UV e anti-embaciamento, tanto melhor. O ambiente aquático, seja o mar ou uma piscina, é uma poderosa fonte de infeções e irritações oculares. E, embora as pessoas possam não estar cientes disso, os raios solares atingem com a mesma intensidade debaixo de água. Os óculos de mergulho corretos ajudarão a evitar conjuntivite, ceratite e olhos secos, entre outros problemas.

– De olho na comida: Uma boa alternativa e que será apropriada para a saúde dos olhos dos seus filhos é adicionar à sua dieta alimentos ricos em vitamina A, tais como cenouras, ou gorduras saudáveis para ajudar a absorção do beta-caroteno, citrinos ricos em vitamina C.

– Os guarda-sóis para ir à praia ou no carrinho de bebé são outra boa opção, pois ajudam a obter mais proteção para os olhos, uma vez que impedem a entrada de raios ultravioletas pelos lados ou pelo topo. 

– Boa higiene em todos os momentos. As crianças estão sempre em contacto permanente com todo o tipo de sujidade, e é muito comum que ela chegue diretamente aos olhos. Para evitar todo o tipo de infeções é importante lavar as mãos o mais possível e especialmente no Verão.