De clientes a embaixadores: Como impulsionar a ótica com recomendações autênticas 

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Um cliente satisfeito é a melhor forma de promoção de qualquer negócio! Atualmente, já não se trata apenas de satisfazer o cliente, mas sim de garantir uma experiência de compra inesquecível, para que o cliente volte e recomende. 

Segundo um estudo da Nielsen, cerca de 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de pessoas conhecidas do que em publicidade. 

As recomendações autênticas dos clientes podem realmente ser a chave para impulsionar o seu negócio! Continue a ler para saber como transformar os seus clientes em verdadeiros promotores da ótica. 

 

Saiba comunicar com o seu cliente 

Mais do que saber que tipo de óculos ou lentes os clientes compram, é essencial saber para quem está a falar. Para manter uma comunicação clara e personalizada é importante que investigue quais são os hábitos e preferências dos seus clientes. 

Seja pelas necessidades específicas de visão, pelo orçamento disponível ou pelos gostos pessoais, saber ouvir e adaptar a linguagem, demonstra profissionalismo e cuidado. 

Estar ativo no digital é importante para criar uma maior ligação com a sua audiência! Nas redes sociais pode partilhar conteúdos informativos sobre saúde ocular, bastidores da ótica, novidades dos produtos e até depoimentos de clientes satisfeitos.  

Esta é uma boa forma de promover a interação, humanizar a sua ótica e de criar uma base de confiança com os seus clientes. 

 

A experiência de compra é chave 

Mais do que eficiente, o atendimento tem de ser memorável. Seja pelo espaço acolhedor da ótica, pela forma como a equipa aborda o cliente, pela agilidade dos processos e atenção ao detalhe. Tudo isto influencia a forma como o cliente encara a experiência de compra na ótica. 

São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença, como, por exemplo, receber o cliente pelo nome ou até enviar uma mensagem após a compra, para saber se se adaptou às lentes. 

Outras estratégias que pode utilizar são oferecer promoções especiais no aniversário do cliente, relembrá-lo de fazer o seu check-up anual ou até surpreendê-lo com um voucher simbólico para acessórios. 

A experiência de compra não termina no pagamento, mas estende-se a estes pontos de contacto, que a longo prazo ajudam a manter a ótica na mente do cliente e a reforçar cada vez mais a ligação emocional com o seu negócio.  

Estas ações incentivam o cliente a recomendar a ótica a outros cliente, transformando-o num verdadeiro embaixador do seu negócio!  

 

Mantenha o banco de dados atualizado 

A organização correta dos contactos, preferências e hábitos dos seus clientes pode ser um fator chave para manter uma relação mais próxima. Mantenha os dados atualizados, de forma a antecipar as necessidades. 

Estas informações são valiosas para poder orientar as estratégias de marketing, para relembrar de consultas e até sugerir produtos com base no histórico de compra dos clientes. 

Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) ajudam neste processo, já que permitem segmentar o público, analisar comportamentos e enviar comunicações relevantes, seja por SMS, e-mail ou WhatsApp. 

Este contacto constante, permite que o cliente não se esqueça da sua ótica e aumenta as probabilidades de o mesmo recomendar o negócio a outros possíveis clientes!  

 

No setor ótico, a confiança é tudo! Transformar clientes em embaixadores é um processo gradual, mas com consistência e as estratégias certas poderá criar relações a longo prazo, que se transformam em poderosos canais de divulgação.  

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