Visagismo, a estratégia que aumenta as vendas na ótica

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Num mundo onde é cada vez mais dada importância à expressão individual, é constante a procura por um estilo único e personalizado. Existem muitas óticas que já utilizam como estratégia a valorização da identidade estética dos seus clientes, indo além da simples correção visual ou venda de óculos.  

O visagismo é uma poderosa ferramenta que permite dar aos clientes da ótica uma experiência personalizada e ao mesmo tempo impulsionar os rendimentos do negócio. 

Acompanhe-nos neste artigo onde exploramos o que é o visagismo, como pode aplicar esta técnica na sua ótica e qual é o impacto que tem na dinâmica e vendas do negócio de ótica. 

O que é o visagismo no setor ótico? 

Já alguma vez pensou que pode realçar a beleza dos seus clientes através de óculos, armações e lentes, de acordo com as suas características faciais e estilo pessoal? 

Pois é, o visagismo é um conjunto de técnicas que permite exatamente isso, realçar a beleza natural e aumentar a confiança do cliente. O objetivo desta técnica é minimizar a aparência de imperfeições, destacar os traços faciais e permitir que o cliente expresse a sua personalidade através dos óculos, lentes ou armações. 

Quando aplica esta estratégia, o cliente não só recebe uns óculos que o irão ajudar a ver melhor, mas que irão sobretudo ser um acessório que irá realçar a sua confiança pessoal. 

Como aplicar o visagismo na ótica? 

O visagismo no geral agrega várias técnicas em diferentes áreas, como por exemplo relativamente às sobrancelhas, personalidade individual, maquilhagem e até formato do rosto.  

No setor ótico existe o visagismo ótico, especializado na escolha dos óculos ideais, considerando o formato do rosto, tipos, tamanhos e cores de armações.  

Em termos de formatos de rostos, é importante considerar diversos tipos: 

  • Redondo: apostar em armações retangulares, quadradas e “cat eye”, que ajudam a alongar o rosto e a diminuir a aparência arredondada. 
  • Quadrado: apostar em armações redondas, ovais ou aviador que suavizam as linhas do rosto muito marcadas. 
  • Diamante: apostar em armações ovais que realçam as maçãs do rosto e contrastam com os ângulos marcantes. 
  • Oval: este tipo de rosto fica bem com qualquer tipo de armação, porém, tenha atenção às armações muito largas para não esconder demasiado o rosto. 
  • Retangular: as melhores opções são óculos redondos, estreitos e ovais, para quebrar um pouco as linhas retas. 

Além do visagismo, também poderá utilizar a colometria, a ciência das cores, onde para além do formato do rosto, irá considerar as cores das armações ou lentes, que realçam o cliente. Há que ter em conta o tom de cabelo, dos olhos e da pele, que se dividem em 3 categorias: 

  • Quente: tonalidades de fundo mais amareladas ou esverdeadas, que ao sol a aparência fica bronzeada. Em geral, combina-se com armações que mantenham a profundidade quente, como o castanho, âmbar e dourado. 
  • Fria: o tom de fundo é mais rosado ou avermelhado, e a pele fica queimada na exposição solar. As melhores armações são as que têm tonalidades frias, como prata, azul, verde e o preto. 
  • Neutra: estas peles ficam entre as duas categorias anteriores e têm características de ambas. Neste caso, existe uma combinação mais ampla de cores, desde os tons frios até aos quentes.  

Qual é o impacto do visagismo no negócio? 

Utilizar a estratégia do visagismo pode trazer à sua ótica inúmeras vantagens, como a maior probabilidade de fechar vendas, aumentar o lucro e melhorar a experiência de compra do cliente. Confira mais sobre estas vantagens e o impacto que poderá ter sobre a sua ótica: 

1- Melhor experiência de compra 

Agora que já sabe tudo sobre o visagismo, é importante que transmita estes conhecimentos aos funcionários da sua ótica, para que possam aplicar de forma correta e garantir uma melhor experiência do cliente. 

Ao aplicar esta estratégia demonstra aos seus clientes que se preocupa com o seu bem-estar e com as suas preferências pessoais. O atendimento irá tornar-se muito mais personalizado, visto que o objetivo é encontrar a melhor solução para um problema bastante específico. 

2- Aumento da fidelização de clientes 

Com a utilização da técnica do visagismo, as recomendações de produtos que irá dar ao cliente irão ser bastante técnicas, o que fará com que consequentemente aumente a satisfação do cliente.  

Este atendimento personalizado irá aumentar as probabilidades de o cliente voltar à sua ótica, uma vez que teve os melhores resultados possíveis com o produto que adquiriu.  

Além disso, é bastante provável que o cliente passe a palavra a possíveis clientes, aumentando as probabilidades de fidelizar mais clientes. 

3- Maior lucro 

Por último, mas não menos importante, o visagismo é uma estratégia que contribui para o aumento das vendas. Como verificamos, ao aplicar esta técnica, irá aumentar a perceção de valor do cliente, quer seja sobre o produto, quer seja sobre o atendimento personalizado e serviços da ótica no geral.  

Os clientes irão estar mais dispostos a pagar um valor mais elevado por um serviço que não só lhes corrige a visão, mas que melhor atende às suas necessidades.  

E você já conhecia a técnica do visagismo? Se sim, tem por hábito aplicar na sua ótica?