Primavera e as suas alergias. Truques simples para se manter protegido!

  • Home
  • Blog
  • Primavera e as suas alergias. Truques simples para se manter protegido!

A Primavera chega este mês, e com ela tudo o que tanto nos agrada, o sol e o bom tempo. Mas nem tudo são boas notícias, porque aqueles que infelizmente sofrem das temíveis alergias, têm de viver uma verdadeira «provação» durante esta época do ano. Há um grande número de substâncias (alergénicos) no ambiente capazes de produzir perturbações visuais significativas que causam desconforto, irritação ou inflamação dos olhos. Por vezes, o problema torna-se mais complicado e leva a patologias mais graves, tais como alergia ocular ou conjuntivite alérgica.

Uma alergia ocular, também chamada conjuntivite alérgica, ocorre quando algo a que é alérgico irrita a conjuntiva, uma membrana delicada que cobre o olho e o interior da pálpebra.

Hoje, no nosso postdo blog, vamos fornecer-lhe as melhores dicas caseiras para tentar tornar as alergias mais suportáveis.

Identificar o inimigo: Na maioria dos casos de alergia que aparecem na Primavera, o alergénio responsável é o pólen, mas existem muitos tipos de pólen, tantos quantos as plantas que florescem: gramíneas, coníferas, oliveiras, olmos…

Evitar sair em certas alturas: Dentro do possível, deve evitar sair em alturas em que a concentração de pólen é mais elevada: ao amanhecer e ao anoitecer. Em qualquer caso, é preferível evitar parques e jardins.

● Ventilar a casa: Ventilar a casa diariamente e logo pela manhã, não mais do que 10 minutos. Este é o momento em que as menores partículas estão no ar e ajudará a renovar o ar interior. É importante não deixar as janelas abertas todo o dia porque isto permitirá a entrada de partículas e a nossa casa ficará cheia de pó e pólen de plantas. Temos também de limpar os filtros de ar condicionado e mudar as folhas uma vez por semana. É essencial não acumular partículas, edredões limpos, capas de colchões, colchões, almofadas e cortinas uma vez por mês. Isto aplica-se tanto às pessoas alérgicas ao pó como ao pólen. Conseguimos não acumular partículas em suspensão, que podem ser tanto pólen como pó.

● Utilizar gotas para os olhos: Como as alergias oculares são tão comuns, existem muitas marcas de gotas para olhos de venda livre disponíveis que são formuladas para aliviar a comichão, olhos vermelhos e lacrimejantes causada pelas alergias. Se os seus sintomas de alergia ocular forem relativamente leves, as gotas para alívio de alergias de venda livre podem funcionar muito bem para si e podem ser menos caros que outros medicamentos prescritos. Peça ao seu optometrista a que lhe recomende uma marca que possa experimentar.

Remover lentes de contacto: Como a superfície das lentes de contacto pode atrair e recolher alergénios transportados pelo ar, considere o uso de óculos em vez de lentes de contacto durante a época das alergias. Ou considere mudar para lentes de contacto descartáveis diárias que pode deitar fora após uma única utilização para evitar a acumulação de alergénios e outros vestígios nas suas lentes.