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Os 6 segredos para a sua ótica fazer parcerias de sucesso

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Como sabe, é difícil chegar onde quer que seja sozinho. As parcerias são a solução para quem pretende dar mais reconhecimento ao negócio, através de uma troca de vantagens que beneficiam ambas as empresas.  

O potencial competitivo de uma parceria é enorme, mas para que tenha resultados, o vínculo precisa de ser entendido como um verdadeiro laço cooperativo.  

Embora muitos empreendedores saibam a relevância de estabelecer parcerias, é necessário que prepararem a sua ótica para o sucesso deste tipo de estratégias. Por esse motivo, explicamos-lhe agora que vantagens poderá retirar de uma parceria e o que deve fazer para estabelecer boas parcerias na sua ótica. 

Quais as vantagens de fazer parcerias na sua ótica? 

Uma parceria “win-win» é aquela em que, como o nome diz, o sucesso resulta para ambos os envolvidos. Os benefícios de uma parceria para a sua ótica podem ser vários, variando conforme o segmento do seu parceiro e de acordo com o acordo estabelecido. 

Uma das maiores vantagens é o maior alcance do público. Através de parcerias a sua ótica poderá aumentar o seu público, visto que o seu parceiro irá dar-lhe reconhecimento noutro mercado e vice-versa. Desta forma, aumenta a possibilidade de fidelizar novos clientes e de fechar novos negócios. Alguns exemplos podem ser, ações de marketing conjuntas ou até a simples indicação a possíveis clientes. 

Outra grande vantagem é a melhoria dos produtos e serviços. As parcerias permitem que traga para o mercado um diferencial capaz de se posicionar estrategicamente em relação à concorrência. A sua capacidade competitiva irá aumentar, devido à melhoria do seu leque de ofertas, como por exemplo promoções exclusivas, preços mais acessíveis, produtos de melhor qualidade, acesso a viagens, entre outros.  

O que fazer para construir boas parcerias? 

Para que construa uma boa parceria é importante que desenhe uma estratégia capaz de criar resultados sustentáveis, para ambas as partes.  

Para que isso aconteça deverá aplicar alguns detalhes que revelamos de seguida: 

  • Faça parcerias de acordo com o seu público 

Um dos pontos fulcrais de qualquer estratégia de negócio bem-sucedida é a definição do público-alvo. É a partir deste que saberá que tipo de parceria executar e com que empresa se aliar, pois é essencial perceber se a parceria irá atender aos interesses e necessidades do público. 

Questione-se através destas perguntas antes de se associar a alguém: Quem são os meus clientes e do que precisam? Que produtos ou serviços da minha ótica resolvem as necessidades desse público? O que poderia estar na gama de ofertas da minha ótica que poderia agregar ainda mais valor? 

  • Crie uma boa rede de contactos 

Porquê fazer apenas uma parceria, quando pode fazer várias? Criar uma ampla rede de contactos é essencial para que possa agregar ainda mais valor ao seu público, através de um maior número de parcerias.  

Claro que nem todos os seus contactos irão ser seus parceiros inicialmente, mas é importante alimentar esse relacionamento, para que haja uma maior chance de fechar parcerias futuras. 
 

  • Faça uma lista de possíveis parceiros 

É importante saber com quem pretende fazer parcerias na sua ótica. Para que crie uma boa lista de parceiros deve considerar o histórico dos possíveis candidatos, a ligação que têm ao mercado ótico, os segmentos onde atuam e o seu relacionamento com outras empresas.  

Este trabalho de pesquisa é crucial para avaliar a reputação e a experiência dessas empresas no mercado, visto que uma parceria é a junção de conhecimento e estratégias. Este passo do processo influencia muito o resultado final. 

  • Defina o que pode oferecer nas parcerias 

Agora que já fez uma pesquisa do que os possíveis parceiros podem oferecer, deve definir o que a sua ótica pode dar de benefício a esses parceiros.  

Uma parceria baseia-se na criação de vantagens mútuas, então analise todo o potencial do seu negócio e veja como este pode atrair as empresas com quem pretende cooperar.  

Para que a relação tenha sucesso questione-se: No que se destaca a minha ótica? Será que posso oferecer condições especiais de compra aos clientes da outra empresa?  

  • Estabeleça as regras da parceria 

Deixe claras as condições da parceria que irá estabelecer. Para que esta relação de colaboração ocorra de forma tranquila e benéfica é importante que ambas as partes estejam a par dos objetivos e das metas, das suas obrigações e do retorno, bem como dos direitos e deveres de cada parceiro.  

Este tipo de estratégia deve primar pela clareza dos objetivos, daí ser importante que estabeleça tudo por escrito, através de um contrato. 

  • Avalie os resultados alcançados com a parceria 

Antes da parceria iniciar deve fazer uma previsão dos resultados que espera alcançar, e posteriormente no decorrer da parceria, ir avaliando constantemente os resultados. Desta maneira irá saber o que está ou não a resultar, sabendo o pode melhorar, para que sejam alcançados os objetivos definidos. 

Poderá avaliar parâmetros como a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, as reclamações e elogios do público ou até a relação do custo aos resultados alcançados.  

Estas dicas irão permitir que faça parcerias de qualidade, onde irá ver as vendas da sua loja a crescer, através de novos clientes, transformando a marca da sua ótica cada vez mais reconhecida.  

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