É inegável que o papel do Ótico-Optometrista na sociedade é indispensável para garantir uma boa saúde ocular e qualidade de vida ao público em geral.
Existem inúmeros profissionais de optometria a operar em Portugal e a profissão ainda enfrenta imensos desafios, no que toca à sua regulamentação e integração no sistema de saúde.
Esta situação limita em muito a atuação dos Optometristas, como parte estruturante dos cuidados primários de saúde ocular, especialmente no sistema público onde poderiam ter um grande impacto.
Acompanhe-nos neste artigo, onde abordamos a situação dos Optometristas em Portugal e os benefícios da regulamentação da profissão.
A importância do Optometrista na saúde pública
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos casos de deficiência visual poderiam ser evitados ou tratados através do diagnóstico e intervenção precoce.
Na maioria dos casos, os Optometristas são o primeiro ponto de contacto para a maioria dos pacientes com problemas oculares. A sua função é vital, identificando problemas como a miopia, até aos mais graves como o glaucoma, sendo responsáveis por reencaminhar os pacientes para a especialidade de oftalmologia.
Em sistemas de saúde sobrecarregados, esta triagem é vital para melhorar a eficiência do atendimento à saúde ocular, priorizar os casos mais graves e reduzir os tempos de espera.
A situação em Portugal
O papel do Optometrista é, sem dúvida, vital para a saúde pública, mas apesar da sua importância, a profissão a ainda necessita de um maior reconhecimento no país.
Os Optometristas em Portugal são a classe mais numerosa de prestadores de cuidados de saúde visual do país. Segundo dados de 2022 da APLO (Associados de Profissionais Licenciados de Optometria), esta é a área que mais consultas realiza, cerca de “2 milhões de consultas anuais, aproximadamente o dobro do SNS, e regista mais de 70% das prescrições para óculos e lentes de contacto em território
nacional”.
A falta de regulamentação da profissão e de integração no Serviço Nacional de Saúde pode restringir a uma fatia da população o acesso à saúde ocular, especialmente em áreas rurais e economicamente desfavorecidas.
Benefícios do reconhecimento da profissão
- Maior acessibilidade aos cuidados de saúde oculares, com a integração dos optometristas no SNS. Isto irá ajudar a que todos os pacientes tenham as mesmas oportunidades, bem como a identificar doenças oculares em estágios iniciais, de maneira a evitar futuros tratamentos mais caros e invasivos.
- Redução de filas de espera na área da oftalmologia, pois embora sejam áreas diferentes, também se podem complementar, como é o caso das consultas regulares que são realizadas frequentemente pelos Optometristas. Desta forma, a área da oftalmologia poderá focar-se em cirurgias e tratamentos mais complexos, melhorando a eficiência do sistema de saúde.
- Fortalecimento da economia local, já que a integração dos Optometristas no sistema de saúde público pode gerar mais incentivos ao emprego, à formação académica e estimular o setor ótico a nível nacional.
- Maior conscientização sobre saúde visual. Mais profissionais significa um impacto mais positivo na educação da população sobre a importância dos cuidados preventivos relacionados com a saúde ocular.
O reconhecimento da profissão de Optometrista em Portugal é um passo fundamental tanto na melhoria do acesso à saúde ocular dos portugueses, como ao contribuir para um sistema de saúde mais eficiente e acessível.
É optometrista e achou o artigo interessante? Partilhe nas suas redes sociais e demonstre o quão importantes é o papel da profissão.