
O verão é, para a maioria das pessoas, a melhor altura do ano! Dias quentes e longos, bem passados a mergulhar em praias, rios, lagos ou piscinas.
Esta é a estação para aproveitar ao máximo, mas existe algo que deve ter em atenção antes de mergulhar este ano. Abrir os olhos debaixo de água, sem qualquer tipo de proteção, pode representar sérios riscos para a saúde ocular!
Continue a ler para saber que riscos existem e como pode proteger os seus olhos debaixo de água.
Riscos de abrir os olhos na água do mar
A água do mar contém sal, areia, micro-organismos e detritos que podem facilmente irritar os olhos. Embora a água salgada tenha propriedades antibacterianas naturais, isso não significa que seja segura quando abre os olhos debaixo de água.
O sal, em contacto direto com os olhos, pode provocar irritação, secura ocular e ardor, para além de aumentar o risco de conjuntivite, se existirem bactérias presentes. Além disso, ao abrir os olhos no mar, os detritos ou grãos de areia podem entrar, podendo provocar arranhões na córnea e infeções dolorosas.
Riscos de abrir os olhos na água da piscina
Muitas pessoas consideram a piscina um ambiente mais seguro, mas a realidade é que a água tratada com cloro também apresenta riscos. O cloro e outros químicos usados para manter a piscina limpa são irritantes naturais para os olhos. A exposição direta pode causar vermelhidão, secura, ardor e até visão turva temporária.
Em alguns casos, o contacto frequente pode enfraquecer a camada protetora da lágrima, tornando os olhos mais vulneráveis a infeções.
E os riscos de abrir os olhos nos rios ou lagos?
Nos rios ou lagos, os riscos são diferentes, mas igualmente preocupantes. Estes tipos de ambientes podem conter parasitas, bactérias e outros micro-organismos, que pode causar infeções graves e difíceis de tratar na córnea, principalmente em pessoas que usam lentes de contacto.
Além disso, estas águas podem ter sedimentos ou pequenos detritos que, ao entrar em contacto com os olhos, causam irritações ou até microlesões.
Como proteger os olhos nestes ambientes?
Se adora mergulhar e explorar debaixo de água, não precisa de abdicar desta experiência. É possível abrir os olhos em segurança, através da utilização de óculos de natação, ajustados corretamente para evitar a entrada de água.
Para quem utiliza lentes de contacto, os cuidados devem de ser redobrados. O ideal é removê-las antes de entrar na água, pois a combinação de lentes e de micro-organismos aumenta significativamente o risco de infeções graves.
Caso se esqueça dos óculos, opte por não abrir os olhos debaixo de água. Este pequeno cuidado ajuda a evitar irritações, infeções ou lesões, permitindo-lhe aproveitar o verão da melhor forma, sem comprometer a sua saúde ocular.
Mergulhe em segurança, ao proteger corretamente a sua visão e aproveite o melhor que o verão tem para oferecer.