Diga Sim às lentes de contacto diárias. Conforto e higiene para os olhos.

I

Actualidade

I

Por

A necessidade de óculos já é um grande problema em algumas situações por não considerarem usar lentes de contacto. Hoje temos alternativas diferentes. Neste post do blog falamos sobre: Lentes de contacto diárias. Vsmos discutir os benefícios que trazem para si e porque é que a sua procura cresceu tanto nos últimos meses.

O que são?

Lentes de contacto diárias são aquelas projetadas e fabricadas em materiais com durabilidade reduzida. O que isto significa? Sabemos que as lentes de contacto podem ser feitas de diferentes materiais (por exemplo, silicone hidrogel) e que também possuem características técnicas como raio, diâmetro e transmitância de oxigénio, que são os que proporcionam grande parte da aderência e conforto no olho.

Bem, estas são as características independentemente do material com o qual as lentes são feitas, mas o material também oferece uma certa durabilidade. Basicamente podem ser anuais, mensais ou conforme o caso que precisarmos diariamente.

Esses materiais também podem ter características específicas como transmitância de oxigénio ou hidrofilicidade (sendo mais ricos em água) que podem proporcionar uma sensação de maior conforto. Desde que os nossos olhos não tenham uma lágrima fraca, ou seja que seja diagnosticado como «olho seco». O seu optometrista de referência será quem lhe irá prescrever as lentes de contacto mais adequadas visto que é o principal conselheiro da sua SAÚDE VISUAL.

Covid e lentes de contacto

Não há evidências científicas de que os utilizadores de lentes de contacto estão mais expostos do que exclusivamente os utilizadores de óculos ao contágio do vírus, de acordo com o Conselho Geral de Faculdades de Optometristas.

https://www.cgcoo.es/lentes-contacto-covid-19

Porém, é evidente que o utilizador pode sentir-se mais seguro se evitar manusear as mesmas lentes de contacto e /ou a mesma caixa todos os dias durante um mês.

Não devemos esquecer que esta tarefa já era o grande transmissor de possíveis infeções diante de toda esta situação. Por este motivo, o fabricante aconselha sempre substituí-lo quando uma nova solução de limpeza é aberta e, portanto, cada solução de limpeza vem com uma caixa nova.

As lentes de contacto diárias fornecem aquela higiene extra que contribui para evitar a outra grande causa de desconforto ou rejeição em lentes de contacto, como a transmissão de substâncias alergénicas para os olhos, de soluções de limpeza de baixa qualidade.

O seu optometrista ótico pode aconselhá-lo em cada caso, qual é a melhor solução de manutenção para as suas lentes de contacto.

Quais são os seus benefícios?

– Economizam tempo: Não é necessário guardá-las.

– Evitamos soluções de limpeza e desinfeção.

– Mais confortável e prático. Pode sempre levar um par consigo se precisar delas.

– Ajuda a prevenir alergias oculares, evitando o manuseamento diário.

– Máxima comodidade na sua utilização.

– Olhos menos secos, desde que tenhamos uma lágrima adequada

As lentes de contacto devem ser recicladas?

O plástico usado para fabricá-los é diferente de outros resíduos plásticos, como o polipropileno. São fabricados principalmente com uma combinação de vidro acrílico, silicones e fluoropolímeros para obter um material mais macio. Essa mistura decompõe-se em partículas menores de plástico, que acabarão com sua vida nos microplásticos.

Segundo uma pesquisa realizada em 2018, é possível encontrar um par de lentes para cada 900 gramas de resíduos sólidos colecionados. O preocupante é que alguns desses sólidos são utilizados como fertilizantes do solo, o que abrem as portas para outra contaminação: a dos cultivos.

Os utilizadores podem guardar as bolhas, depositá-las nelas e reciclá-las como se fosse apenas mais um plástico.

Quem pode usar esse tipo de lente?

Qualquer pessoa que usa lentes de contacto regularmente pode considerar o uso dessas lentes. Basta abordar o seu ótico de confiança e ele estudará o seu caso e aconselhará o uso mais adequado.

No caso dos mais pequenos, as lentes descartáveis ​​tornam-se um sistema que dá aos pais muita confiança e tranquilidade, pois podem controlar o seu uso com maiores garantias.

Para aquelas situações em que não podemos garantir higiene ou conforto adequados, são um elemento indispensável. Viagens, excursões, desportos, etc.

Portanto, a escolha de lentes de contacto diárias depende muito do seu estilo de vida, as suas preferências, etc. Será o seu oftalmologista quem o ajudará a considerar os prós e os contras com base no seu caso e nos seus hábitos de cuidados. Além disso, descubra e pergunte se necessário sobre a melhor manutenção para as suas lentes.

Etiquetas

También te puede interesar

Viajar pode ser muito mais do que descanso e uma pausa da rotina de trabalho. É também a oportunidade única de expandir horizontes, não só a nível pessoal como profissional.   Já imaginou o quão enriquecedor seria embarcar numa viagem com colegas de profissão, neste caso no ramo da ótica? Esta experiência pode ser um verdadeiro […]

Quantas vezes já ouviu ou lhe contaram “verdades” sobre a utilização de óculos ou de lentes de contacto? Com certeza que já ouviu que as lentes de contacto podiam ir para trás dos olhos, ou até que os óculos de sol são apenas para dias de sol, e mesmo até que é muito difícil fazer […]

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio