Conheça as 4 estratégias para se destacar no mercado ótico português

I

Actualidade

I

Por

O mercado ótico em Portugal apresenta-se como um dos setores mais fortes do panorama económico português. Segundo dados da Informa D&B, em 2021 as vendas de material ótico em Portugal atingiram os 172 milhões de euros, apontando o setor ótico como um dos que possui uma evolução crescente positiva. 

Os dados mostram também que o número de óticas tem vindo a aumentar, sendo que em 2020 já estariam 2.020 negócios de ótica ativos em todo o país. Além disso, a OMS estima que até 2050, metade da população irá precisar de óculos, muito devido à intensa utilização de dispositivos eletrónicos. 

Embora tudo aponte para uma grande procura no mercado ótico, também é necessário ter em conta que este setor é bastante competitivo, sendo crucial que as óticas procurem estratégias que as destaquem face à concorrência.  

Fique connosco neste artigo e aprenda as 4 estratégias para se destacar no mercado ótico em Portugal. 

Aprenda a gerir a sua ótica de forma eficaz 

No panorama atual da economia, bastante dinâmico e agitado, não faz sentido guiar-se por antigas formas de gestão, que já não ressoam com a atualidade do setor. O objetivo aqui é aumentar a sua faturação de forma estratégica, sendo necessário perceber quais são as tendências atuais dos modelos de gestão para óticas. 

Na CECOP temos à disponibilidade de todas as óticas associadas programas de formação e de desenvolvimento empresarial, que ajudam a identificar a situação real do negócio e a posicioná-lo de forma mais rentável,  o Smart Business Plan. 

Além disso, os associados podem contar com a Fórmula Remunerada CECOP (FRC), uma revolucionária estratégia de rentabilidade para o seu negócio, onde através das suas compras com os melhores fornecedores de lentes do mercado, protocolados da CECOP, obtêm um cashback ao final de cada ano.   

Faça aqui a sua simulação e saiba quanto pode ganhar a sua ótica. 

Una-se a uma comunidade de óticas 

Tal como já referimos o número de óticas tem vindo a aumentar em Portugal, esta situação leva ao desaparecimento de muitas óticas independentes, maioritariamente de natureza familiar, incapazes de sobreviver à intensa rivalidade no setor.  

A tendência é realmente a “centralização do poder” no setor, levando as óticas a associarem-se cada vez mais a grande grupos, de forma a superarem a pressão atual de mercado. Se consultarmos os dados de 2005, 60% das óticas pertenciam a grupos, e em 2020, a percentagem situava-se nos 95%, representando 1.747 óticas associadas a grupos.  

Na CECOP os nossos associados já beneficiam das melhores vantagens para profissionais óticos. Na nossa comunidade cuidamos dos negócios dos nossos associados, sem que percam a sua autonomia de gestão. Veja aqui como se pode associar à CECOP. 

Explore estratégias de marketing digital 

Atualmente todas as empresas estão presentes no online, o lugar onde se encontram os seus possíveis clientes, e isso não é diferente para os negócios de ótica. Se pretende destacar-se no mercado ótico é essencial explorar os canais online para impulsionar o posicionamento do seu negócio. 

Neste sentido, a CECOP oferece aos associados amplas soluções na área do marketing e  comunicação, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca do marketing digital, vendas online ou até das redes sociais. Ou então, pode deixar a comunicação da sua ótica connosco e iremos construir a sua presença online.  

Reforce o seu networking 

Por fim, mas não menos importante, o networking é essencial para fazer prosperar qualquer negócio. Através da partilha de experiências, ideias e de conhecimento surgem oportunidades, que caso o seu negócio estivesse isolado mais dificilmente teria acesso. 

Ao pertencer ao ecossistema da CECOP  irá aceder a uma comunidade internacional com mais de 7600 óticos independentes, presente em 11 países. A nossa proposta de valor atrai, desenvolve o talento e gera um ambiente colaborativo e sustentável, com o objetivo de liderar a transformação do setor ótico. 

Em Portugal a CECOP realiza anualmente o seu evento bandeira a ExpoCECOP, onde os associados têm acesso a um pólo de talento, networking, oportunidades de negócio e de profissionais empreendedores do setor ótico. Destaca-se também o nosso programa VIVECECOP, onde viajamos com os associados a sítios paradísiacos, um momento também de muita partilha e de união entre todos. 

Etiquetas

También te puede interesar

Viajar pode ser muito mais do que descanso e uma pausa da rotina de trabalho. É também a oportunidade única de expandir horizontes, não só a nível pessoal como profissional.   Já imaginou o quão enriquecedor seria embarcar numa viagem com colegas de profissão, neste caso no ramo da ótica? Esta experiência pode ser um verdadeiro […]

Quantas vezes já ouviu ou lhe contaram “verdades” sobre a utilização de óculos ou de lentes de contacto? Com certeza que já ouviu que as lentes de contacto podiam ir para trás dos olhos, ou até que os óculos de sol são apenas para dias de sol, e mesmo até que é muito difícil fazer […]

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio