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Aprenda a definir o Plano Estratégico infalível para a sua ótica em 2023

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O novo ano, marca a oportunidade de novos recomeços. É a altura ideal para fazer uma retrospetiva do seu negócio e de preparar a sua ótica para o novo ano que se avizinha. 

Estudos comprovam que a maior parte dos negócio que terminam é resultado da falta de planeamento estratégico. Independentemente do tamanho da sua ótica é essencial definir o planeamento, de maneira a melhorar a gestão do negócio e a chegar mais facilmente ao sucesso. 

Um bom planeamento irá não só guiar a estratégia, mas principalmente ajudar a definir quais serão os objetivos e metas para a sua ótica, ajudando–o a preparar para possíveis dificuldades ou imprevistos que surjam pelo caminho. 

Neste artigo vai encontrar tudo o que precisa para começar a organizar a estratégia de planeamento da sua ótica para 2023. Comece o novo ano com o pé direito. Vamos lá! 

Traçar metas e objetivos 

Como já mencionamos, é importante definir um plano estratégico, mas deve-se estar a perguntar “Mas afinal como é que isso se aplica isso na prática?”. O primeiro passo é definir os objetivos e metas para a sua ótica, e embora ambos os conceitos façam parte do planeamento, um deles é mais detalhado que o outro. 

Os objetivos são definidos como o propósito geral da empresa, enquanto que as metas são tarefas realizáveis para alcançar os objetivos. Vamos a um exemplo prático, imagine que um dos objetivos para a usa ótica em 2023 é aumentar o número de clientes, as metas para alcançar esse objetivo podem ser criar um programa de fidelidade para quem compra na loja, oferecer descontos em datas especiais ou até apostar no serviço pós-venda. 

Passar o plano do papel para a prática 

Enquanto empresário de ótica, com certeza que alguns dos seus objetivos para 2023 são conquistar mais clientes, ter uma presença maior no mercado ou até aumentar o lucro do negócio. O plano estratégico é importante exatamente para o gestor perceber qual o momento atual da ótica, quais são os resultados específicos que quer alcançar e que metas são necessárias definir para alcançar o sucesso pretendido.  

A CECOP explica-lhe agora, de forma detalhada, como planear estrategicamente a sua ótica para 2023: 

1º Seja realista: De nada adianta realizar ações ou planos que estão fora do seu orçamento ou que não estão de acordo com o seu público-alvo. Para se orientar melhor poderá responder a estas perguntas: O quê?  Onde? Como? Porquê? Quanto? Quando?. As respostas a estas perguntas irão orientar toda a estrutura do seu plano estratégico. 

2º Defina os objetivos: Os objetivos irão direcionar o caminho que você e a sua equipa devem de seguir, permitindo que todos fiquem mais motivados e comprometidos com o sucesso do negócio. Tem como objetivos aumentar as vendas ou fidelizar mais clientes?  Deixe esses objetivos à vista na sua ótica para você e os funcionários se relembrem todos os dias.  

3º Planeia as metas:  Falta agora perceber qual será o caminho a ser percorrido para atingir os objetivos definidos. Se pretende aumentar as vendas, defina que quer vender 200 armações por mês, ou se quer fidelizar mais clientes aposte no seu serviço pós-venda, utilizando o WhatsApp por exemplo. Todas as metas têm de estar alinhadas com os objetivos, ou então o plano não irá funcionar.  

4º Estabeleça métricas para medir os resultados: Crie alguns indicadores que lhe irão ajudar a perceber se os resultados estão realmente a ser alcançados. Pegando no exemplo acima, se quiser aumentar as vendas em armações, analise quantas foram vendidas durante 3 meses por exemplo.  

5º Crie um plano de execução das metas: Este é o passo em que partimos do papel para a prática, onde irá definir todas as atividades que serão realizadas ao longo do tempo para alcançar as metas. Então o seu objetivo será aumentar as vendas, a sua meta será vender 200 armações por mês, a métrica será a quantidade de armações vendidas, e o plano de ação poderá ser promover os vários tipos de armações nas suas redes sociais e por SMS, ou até adquirir novos modelos de armações para ótica. 

6º Avalie os resultado obtidos: Chegou o momento de avaliar se o plano estratégico teve os resultados esperados. Se os valores estiverem dentro do planeado quer dizer que está num bom caminho, caso isso não aconteça terá de repensar a sua estratégia. 

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