Hoje, mais do que nunca, as decisões de compra começam online. Antes de fazerem uma compra, os consumidores pesquisam, comparam e avaliam os produtos, e neste processo existe um grande protagonista: o Google.
De acordo com um estudo de 2024, 81% dos utilizadores em todo o mundo utilizam o Google para pesquisar produtos e 74% dos consumidores locais recorrem ao Google Search ou Maps para encontrarem empresas antes de efetuarem uma compra.
Quando se trata de saúde visual, esta é uma tendência ainda mais relevante: os clientes procuram óticas próximas, de confiança e bem avaliadas. Se tem uma ótica e quer aumentar a sua visibilidade e conquistar novos clientes, o segredo está em dominar a presença digital. O Google é o melhor ponto de partida!
Descubra a fórmula que o irá ajudar a aumentar o sucesso da sua ótica online, através das ferramentas gratuitas do Google.
1. Otimize a presença local da sua ótica no Google
O Google Business é uma ferramenta gratuita que funciona como o cartão de visita digital da sua ótica, que é fundamental para surgir nas pesquisas locais e no Google Maps.
O primeiro passo é criar uma conta e manter atualizado o perfil da ótica. Para garantir melhores resultados, o seu perfil deve estar completo e otimizado, onde devem constar dos seguintes elementos:
- Nome da ótica, morada e contactos atualizados.
- Horário de funcionamento e site oficial.
- Fotografias de qualidade da loja, equipa e produtos.
- A categoria correta selecionada (por exemplo, “Ótica” ou “Serviços de
- optometria”).
- Avaliações e respostas aos comentários dos clientes.
Manter estas informações atualizadas não só aumenta a visibilidade, como também transmite confiança e profissionalismo, dois fatores decisivos para o cliente que está a comparar opções.
2. Potencie o site da sua ótica
Ter um site otimizado é fundamental, pois um bom site não é apenas uma montra virtual, é sim um dos grandes centros de todas as suas ações digitais.
O site da sua ótica deve ser rápido, intuitivo e compatível com dispositivos móveis, permitindo que o utilizador explore armações, serviços e marcas com facilidade.
A melhor maneira de fazer isso é incluir secções claras sobre os serviços oferecidos, apresentar um catálogo de produtos e os seus contactos e, se possível, uma área de marcação online de consultas.
Pode também apostar em publicar conteúdo relevante, como artigos sobre cuidados visuais ou novidades da loja, que ajudem a fortalecer a autoridade da ótica e a melhorar o ranking no Google.
3. A força do SEO local para a sua ótica
Aplicar SEO (otimização para motores de busca) é essencial para fazer o Google trabalhar a favor da sua ótica. Trata-se de um conjunto de estratégias de marketing digital que ajudam a melhorar o posicionamento do seu site nos motores de busca e que aumentam o tráfego orgânico.
O SEO local é um tipo de SEO específico, cuja aplicação permite que o site apareça nos resultados de pesquisa de utilizadores que procuram serviços ou informações numa área geográfica específica.
Para aplicar o SEO local precisa de:
- Utilizar palavras-chave específicas, como “ótica em Lisboa” ou “exame de visão em Viseu”.
- Produzir conteúdos educativos e originais, que sejam relevantes e de qualidade, como artigos de blog sobre, por exemplo, saúde visual ou novas tendências de armações.
- Garantir descrições únicas e imagens otimizadas com tags relevantes.
- Criar ligações internas e externas dentro do site (backlinks) para reforçar a credibilidade.
Estes elementos ajudam o Google a compreender melhor o seu negócio de ótica e a recomendá-lo aos utilizadores certos no momento certo.
Auditoria Digital para associados da CECOP
Foi a pensar nesta necessidade de otimização digital, que a CECOP, em parceria com a FEEDIU, disponibiliza aos associados uma Auditoria Digital totalmente gratuita. Neste serviço são avaliados aspetos como:
- Perfil da ótica no Google.
- Site da ótica.
- Se tem um sistema de controlo da satisfação dos clientes.
- Possibilidade de marcação de consultas online.
- Domínio próprio.
- Capacidade de interagir digitalmente com os clientes.
Fale com a nossa equipa e comece a impulsionar as vendas da sua ótica no Google, através de uma fórmula que combina três ingredientes: presença local ativa, um site otimizado e estratégias de SEO eficazes.
Invista na presença online da sua ótica e transforme pesquisas em novas vendas!