Buscar
CECOP

8 cuidados para proteger os seus olhos neste Carnaval

I

Actualidad

I

Por

A época mais divertida do ano está à porta, o Carnaval! No meio da folia dos disfarces, das serpentinas e dos confetis, muitas vezes os olhos estão expostos a várias agressões que podem interferir na saúde da sua visão. 

Num ambiente de festa como o Carnaval, a probabilidade de transmissão de alguns problemas oculares torna-se muito maior. Problemas como a conjuntivite bacteriana podem transmitir-se em ambientes lotados, bem como o olho seco e terçolho, ardência e alergias podem levar a úlceras na córnea. 

Na CECOP preocupamo-nos com a sua saúde ocular, por isso deixamos aqui 8 dicas para se divertir em segurança neste Carnaval. Ora veja! 

Preparação para a festa 

1. Cuidado na aplicação de maquilhagem  

Queremos que brilhe neste Carnaval, mas atenção ao aplicar maquilhagem, sobretudo glitter. Antes de aplicar qualquer tipo de maquilhagem deverá lavar as suas mãos para evitar que os olhos entrem em contacto com partículas ou bactérias. Evite partilhar pincéis de maquilhagem e dê preferência a produtos dermatologicamente testados.  

Em relação ao glitter, assegure-se que o produto não entrou nos olhos antes de sair de casa, e caso isso aconteça pode sempre lavar com água corrente ou soro fisiológico.  

Deste modo irá evitar vermelhidão, irritação nos olhos, bem como a transmissão de qualquer tipo de doença ocular. 

2. Atente à utilização das lentes de contato 

As lentes de contacto coloridas são uma excelente opção para quem procura um look irreverente e mais realista no Carnaval. É importante que siga as instruções de higienização das lentes de contacto, para que não haja acumulação de resíduos. 

Opte por colocar as lentes de contacto antes da maquilhagem, para que os produtos não entrem na superfície ocular. Tenha sempre consigo um estojo de armazenamento para as lentes e tenha atenção à sua data de validade. 

3. As pestanas são mais que beleza 

As pestanas têm como principal função proteger os olhos de partículas indesejadas, por isso é importante que tenha atenção se colocar pestanas falsas. Não utilize adesivos ou cola que não seja apropriada para o efeito. 

Evite tocar nos olhos durante os festejos e, tal como a maquilhagem, evite trocar de pestanas falsas com outras pessoas. Proteja os seus olhos! 

Durante a festa 

4. Utilize óculos de sol 

Os óculos de sol complementam não só o disfarce, como também protegem os olhos contra as agressões externas. Ao utilizar óculos de sol irá proteger a visão de objetos estranhos, dos raios ultravioleta, também presentes no inverno, e do reflexo do sol nos dias de chuva que poderão criar tensão nos olhos. 

Além disso, no Carnaval é normal a utilização de confetis e serpentinas, sendo os óculos de sol um bom aliado para evitar possíveis lesões destes objetos. 

5. Mantenha-se hidratado 

Como sabe o Carnaval é propício a exageros, no que toca a consumo de bebidas alcoólicas. É importante que leve consigo uma garrafa de água para se manter hidratado. O seu corpo e principalmente os seus olhos agradecem!  

Para manter uma maior hidratação ocular use lubrificantes recomendados por um especialista ótico, desta forma evita qualquer irritação ou secura ocular.  Caso sinta algum incómodo após a utilização de gotas oftálmicas, consulte um especialista imediatamente. 

Depois da festa 

6. A importância da limpeza 

A regra número 1 quando chega a casa é lavar bem as mãos, isto para retirar qualquer resíduo que possa transferir para os olhos quando se desmaquilhar. 

O segundo passo é desmaquilhar-se, limpando principalmente os olhos, de forma a não dormir com resíduos na superfície ocular, capazes de criar irritação ou vermelhidão. 

Outro passo importante é higienizar todos os itens utilizados na maquilhagem. Os pincéis e pestanas falsas podem acumular bastantes resíduos que poderão danificar a visão. Deixe-os limpos para a próxima utilização! 

7. Não durma com as lentes de contacto 

Chegou da festa e está com preguiça para retirar as lentes de contacto? Caso decida ir dormir com as suas lentes, os olhos irão estar fechados, impedindo que haja a oxigenação e lubrificação dos olhos. Além disso poderá acordar com remelas e com os olhos vermelhos e secos.  

O material das lentes e contacto retém tudo o que esteja entre os nossos dedos e a superfície dos olhos (pó, maquilhagem, cremes, sujidade, etc.), e ao dormir de lentes de contacto, tudo se acentua por ser um corpo estranho dentro olho.  

8. Não resolva o problema ocular por si 

Como já percebeu o Carnaval traz uma maior probabilidade de contrair problemas oculares, como a conjuntivite, olho seco ou até alergias. Caso tenha sintomas de irritação ou comichão nos olhos, lave com água corrente ou soro fisiológico, mas caso sinta algum dano ocular é importante que consulte imediatamente um especialista. 

Tentar resolver o problema por si pode piorar o seu quadro clínico. Visite um especialista ótico para ter o tratamento adequado à situação. 
 

Etiquetas

También te puede interesar

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

A Primavera chegou! Com esta estação, as temperaturas sobem e os dias ficam mais longos, podendo surgir alguns desafios para a saúde ocular.   Alguns dos principais problemas da estação é a exposição dos olhos a alergénios, a mudança de temperatura e o aumento da intensidade da luz solar. Estes fatores podem contribuir para o aumento […]

O Geomarketing é uma das estratégias que a maioria das empresas de sucesso utilizam, para conhecerem melhor o seu público.   Melhorar as campanhas de marketing da sua ótica nunca foi tão eficiente, quanto é a partir da utilização do Geomarketing. Ao saber onde se localizam os possíveis clientes, é muito mais provável que alcance o […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio