Se é proprietário de uma ótica, sabe o quão importante é manter uma boa relação com os fornecedores. Para que esta relação tenha bons frutos é essencial que seja encarada como uma parceria, já que pode impactar o seu negócio não só ao nível do abastecimento de material, mas também na qualidade do atendimento ao cliente e no sucesso contínuo da ótica.
Neste artigo vamos explicar as vantagens de manter um relacionamento saudável com os fornecedores da sua ótica e ainda lhe apresentamos 5 dicas para que essa parceria prospere e seja duradoura. Acompanhe-nos no artigo!
Porquê manter uma relação saudável com os fornecedores?
Apostar na relação com os fornecedores da ótica pode criar melhores condições de negócio, que podem influenciar tanto o número de vendas, como a experiência do cliente.
O fornecimento de material para a ótica interliga-se a vários processos como por exemplo a definição dos preços dos produtos, os prazos de entrega e até a criação de promoções estratégicas.
Sem dúvida que manter um relacionamento de qualidade com os fornecedores traz grandes vantagens para a sua ótica. Essas vantagens podem-se traduzir numa maior flexibilidade nos pagamentos, no acesso a novidades mais rapidamente que a concorrência e principalmente na construção da confiança com os fornecedores.
Como melhorar a relação com os fornecedores?
Como já reparou, uma parceria saudável com os fornecedores da ótica resulta em vários benefícios e permite que o dia-a-dia de trabalho se torne muito mais fluído.
Como queremos que tenha um relacionamento cada vez melhor com os seus fornecedores criamos uma lista de 5 dicas que permitem que as suas parcerias sejam mais bem-sucedidas. Ora vamos lá:
- Escolha bem os fornecedores
O primeiro passo para um bom relacionamento com os fornecedores, é garantir que realmente seleciona os fornecedores certos para a sua ótica. Antes de formalizar qualquer parceria é essencial que as expectativas estejam alinhadas e para isso nada melhor que criar um plano de ação, onde identifica os possíveis candidatos que podem atender às necessidades da sua ótica.
Tente perceber qual é a reputação do fornecedor no mercado. Entre em contato com outras óticas para perceber como foi a experiência com esse fornecedor e pesquise se não existem problemas que poderão prejudicar a reputação da sua ótica. Caso queira fazer uma análise mais profunda, pode pedir ao fornecedor para visitar as instalações, afim de perceber como funciona o quotidiano da empresa e o nível de organização.
Acabou de decicir qual fornecedor vai escolher? É recomendado que inicialmente faça pedidos menores para testar o quão confiável é o fornecedor. Isto irá permitir avaliar se vale investir nesse ou noutro fornecedor.
- Mantenha uma boa comunicação
Como em qualquer tipo de relação, a comunicação é a chave para que tudo esteja perfeitamente alinhado. Na dinâmica «fornecedor e ótica», os pedidos, pagamentos, prazos e expectativas são fatores que podem atrair alguns imprevistos, por isso é importante que ambas as partes mantenham uma boa comunicação.
Para que o relacionamento seja produtivo e duradouro, é essencial comunicar-se de maneira amigável, empática e clara, onde existe uma troca de feedbacks, isto para que também possa melhorar os processos da sua ótica.
Antes de iniciar qualquer parceria, observe quais são os meios de comunicação que o fornecedor disponibiliza e verifique a rapidez de resposta. Isto garante que é prontamente atendido em situações de emergência.
- Seja claro e transparente nas negociações
A confiança numa parceria com o fornecedor é algo que se conquista ao longo do tempo e que é fundamental para o sucesso da ótica. Mas para que isso aconteça a comunicação em todas as partes da negociação deve ser transparente e sincera.
Defina claramente as expectativas em termos de prazos de entrega, qualidade dos produtos que pretende, formas de pagamento, evite pedidos de última hora e esteja sempre disponível para responder com clareza a questões que envolvam as encomendas. Assim irá demonstrar ética e honestidade, duas das caraterísticas mais importantes no mundo dos negócios.
Além disso, agende reuniões regulares para acertar possíveis detalhes da parceria com o fornecedor e comunicar algum problema ou insatisfação que surja no decorrer do processo.
- Mantenha os pagamentos em dia
A gestão financeira da ótica pode representar um desafio, e é por esse motivo que é crucial fazer um planeamento consciente, de forma a evitar atrasos no pagamento aos fornecedores. Controlar o fluxo de caixa e acompanhar de perto os pagamentos e recebimentos, são pontos importantes para não falhar o compromisso com os seus fornecedores.
Ninguém gosta de ficar a dever e com os seus fornecedores isso deve ser uma prioridade, visto depende deles para fornecer material à sua ótica. Tenha em atenção que a instabilidade financeira pode prejudicar a confiança mútua e comprometer futuras negociações.
- Avalie o desempenho da parceria
Este passo é muitas vezes esquecido ou ignorado: qualquer parceria com um fornecedor deve ser avaliada regularmente. Através desta análise vai perceber de que forma a relação está a impactar a sua ótica, isto em termos de variação dos preços, duração dos prazos de entrega ou até a qualidade dos produtos.
Para avaliar o desempenho pode definir inicialmente KPI’s (Indicadores-Chave de Desempenho), que irão fornecer conclusões importantes, para perceber se vale a pena ou não continuar com a parceria. Nesses indicadores é importante que considere pontos como a qualidade, o preço ou até a agilidade do transporte, que podem ser fatores que justificam um preço mais elevado.
E você costuma analisar a relação com os seus fornecedores? Apostar em determinados fornecedores é um investimento estratégico para o sucesso da sua ótica, mas ao seguir estas dicas, com certeza irá estar no caminho certo para construir parcerias mais produtivas.