Buscar
CECOP

5 dicas para melhorar a relação com os seus fornecedores de ótica

I

Actualidad

I

Por

Se é proprietário de uma ótica, sabe o quão importante é manter uma boa relação com os fornecedores. Para que esta relação tenha bons frutos é essencial que seja encarada como uma parceria, já que pode impactar o seu negócio não só ao nível do abastecimento de material, mas também na qualidade do atendimento ao cliente e no sucesso contínuo da ótica. 

Neste artigo vamos explicar as vantagens de manter um relacionamento saudável com os fornecedores da sua ótica e ainda lhe apresentamos 5 dicas para que essa parceria prospere e seja duradoura. Acompanhe-nos no artigo! 

Porquê manter uma relação saudável com os fornecedores? 

Apostar na relação com os fornecedores da ótica pode criar melhores condições de negócio, que podem influenciar tanto o número de vendas, como a experiência do cliente.  

O fornecimento de material para a ótica interliga-se a vários processos como por exemplo a definição dos preços dos produtos, os prazos de entrega e até a criação de promoções estratégicas. 

Sem dúvida que manter um relacionamento de qualidade com os fornecedores traz grandes vantagens para a sua ótica. Essas vantagens podem-se traduzir numa maior flexibilidade nos pagamentos, no acesso a novidades mais rapidamente que a concorrência e principalmente na construção da confiança com os fornecedores. 

Como melhorar a relação com os fornecedores? 

Como já reparou, uma parceria saudável com os fornecedores da ótica resulta em vários benefícios e permite que o dia-a-dia de trabalho se torne muito mais fluído.  

Como queremos que tenha um relacionamento cada vez melhor com os seus fornecedores criamos uma lista de 5 dicas que permitem que as suas parcerias sejam mais bem-sucedidas. Ora vamos lá: 

  1. Escolha bem os fornecedores 

O primeiro passo para um bom relacionamento com os fornecedores, é garantir que realmente seleciona os fornecedores certos para a sua ótica. Antes de formalizar qualquer parceria é essencial que as expectativas estejam alinhadas e para isso nada melhor que criar um plano de ação, onde identifica os possíveis candidatos que podem atender às necessidades da sua ótica. 

Tente perceber qual é a reputação do fornecedor no mercado. Entre em contato com outras óticas para perceber como foi a experiência com esse fornecedor e pesquise se não existem problemas que poderão prejudicar a reputação da sua ótica. Caso queira fazer uma análise mais profunda, pode pedir ao fornecedor para visitar as instalações, afim de perceber como funciona o quotidiano da empresa e o nível de organização. 

Acabou de decicir qual fornecedor vai escolher? É recomendado que inicialmente faça pedidos menores para testar o quão confiável é o fornecedor. Isto irá permitir avaliar se vale investir nesse ou noutro fornecedor. 

  1. Mantenha uma boa comunicação 

Como em qualquer tipo de relação, a comunicação é a chave para que tudo esteja perfeitamente alinhado. Na dinâmica «fornecedor e ótica», os pedidos, pagamentos, prazos e expectativas são fatores que podem atrair alguns imprevistos, por isso é importante que ambas as partes mantenham uma boa comunicação. 

Para que o relacionamento seja produtivo e duradouro, é essencial comunicar-se de maneira amigável, empática e clara, onde existe uma troca de feedbacks, isto para que também possa melhorar os processos da sua ótica.  

Antes de iniciar qualquer parceria, observe quais são os meios de comunicação que o fornecedor disponibiliza e verifique a rapidez de resposta. Isto garante que é prontamente atendido em situações de emergência.  

  1. Seja claro e transparente nas negociações 

A confiança numa parceria com o fornecedor é algo que se conquista ao longo do tempo e que é fundamental para o sucesso da ótica. Mas para que isso aconteça a comunicação em todas as partes da negociação deve ser transparente e sincera. 

Defina claramente as expectativas em termos de prazos de entrega, qualidade dos produtos que pretende, formas de pagamento, evite pedidos de última hora e esteja sempre disponível para responder com clareza a questões que envolvam as encomendas. Assim irá demonstrar ética e honestidade, duas das caraterísticas mais importantes no mundo dos negócios.  

Além disso, agende reuniões regulares para acertar possíveis detalhes da parceria com o fornecedor e comunicar algum problema ou insatisfação que surja no decorrer do processo. 

  1. Mantenha os pagamentos em dia 

A gestão financeira da ótica pode representar um desafio, e é por esse motivo que é crucial fazer um planeamento consciente, de forma a evitar atrasos no pagamento aos fornecedores. Controlar o fluxo de caixa e acompanhar de perto os pagamentos e recebimentos, são pontos importantes para não falhar o compromisso com os seus fornecedores. 

Ninguém gosta de ficar a dever e com os seus fornecedores isso deve ser uma prioridade, visto depende deles para fornecer material à sua ótica. Tenha em atenção que a instabilidade financeira pode prejudicar a confiança mútua e comprometer futuras negociações. 

  1. Avalie o desempenho da parceria 

Este passo é muitas vezes esquecido ou ignorado: qualquer parceria com um fornecedor deve ser avaliada regularmente. Através desta análise vai perceber de que forma a relação está a impactar a sua ótica, isto em termos de variação dos preços, duração dos prazos de entrega ou até a qualidade dos produtos.  

Para avaliar o desempenho pode definir inicialmente KPI’s (Indicadores-Chave de Desempenho), que irão fornecer conclusões importantes, para perceber se vale a pena ou não continuar com a parceria. Nesses indicadores é importante que considere pontos como a qualidade, o preço ou até a agilidade do transporte, que podem ser fatores que justificam um preço mais elevado. 

E você costuma analisar a relação com os seus fornecedores? Apostar em determinados fornecedores é um investimento estratégico para o sucesso da sua ótica, mas ao seguir estas dicas, com certeza irá estar no caminho certo para construir parcerias mais produtivas. 

Etiquetas

También te puede interesar

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

A Primavera chegou! Com esta estação, as temperaturas sobem e os dias ficam mais longos, podendo surgir alguns desafios para a saúde ocular.   Alguns dos principais problemas da estação é a exposição dos olhos a alergénios, a mudança de temperatura e o aumento da intensidade da luz solar. Estes fatores podem contribuir para o aumento […]

O Geomarketing é uma das estratégias que a maioria das empresas de sucesso utilizam, para conhecerem melhor o seu público.   Melhorar as campanhas de marketing da sua ótica nunca foi tão eficiente, quanto é a partir da utilização do Geomarketing. Ao saber onde se localizam os possíveis clientes, é muito mais provável que alcance o […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio