Primavera e alergias: Saiba como cuidar dos seus olhos.

I

Actualidade

I

Por

A primavera é a estação mais colorida do ano, que marca a chegada do sol e do calor. Esta época tão desejada por todos, pode também representar um risco para a visão, podendo surgir alergias oculares, bastante recorrentes nesta estação.  

Se analisarmos os números, a alergia ocular afeta cerca de 20% da população e consiste numa doença inflamatória, na superfície ocular externa, que é mais comum no início da primavera. O pólen que é libertado pelas flores e árvores pode resultar numa conjuntivite alérgica, um problema que não é contagioso, mas que afeta parte da população.  

Continue a ler para perceber o que terá de fazer para melhor cuidar dos seus olhos nesta primavera e evitar que as alergias o “ataquem”. 

Conheça as principais alergias oculares 

A alergia ocular acontece quando o olho entra em contato com alergénios, como os ácaros, poeiras, pelos de animais ou pólen. Contudo na primavera a alergia ocular mais comum é a conjuntivite alérgica, devido a ser uma altura onde o pólen está mais presente no ar.  

As pessoas que à partida têm mais propensão para alergias, como asma, rinite ou alergia cutânea, são mais sensíveis e têm mais facilidade em ter conjuntivite alérgica. Existem dois tipos de conjuntivite alérgica: 

  • A conjuntivite alérgica sazonal que é a mais comum e que ocorre apenas em determinadas alturas no ano, onde há maior exposição ao pólen. Poderá sentir sintomas como olhos vermelhos e lacrimejantes, com comichão, irritação e ardor, bem como inchaço nas pálpebras, sobretudo pela manhã. Normalmente quando o alergénio desaparece a pessoa deixa de sentir qualquer sintoma.  
  • A conjuntivite alérgica perene é uma condição crónica, que se estende ao longo do ano e que está relacionada com sintomas menos intensos, onde a exposição aos alergénios é mais permanente, como por exemplo os ácaros no pó doméstico . 

Alguns dos tratamentos mais comuns baseiam-se na medicação à base de antialérgicos e anti-histamínicos, tanto em comprimido como em colírio. A recomendação é que não utilize os medicamentos sem receita por mais de 2 ou 3 dias, ou no período indicado nas instruções. Tenha em atenção que antes de começar a tomar algum tipo de medicamento deverá consultar um especialista ótico. 

Dicas para cuidar dos seus olhos nesta primavera 

Quando identificar a causa da alergia, o primeiro passo é evitar o contacto com esse agente, para que a alergia seja drasticamente reduzida. Poderá adotar algumas medidas como: 

  • Limpar os filtros do ar condicionado regularmente. 
  • Evitar objetos que acumulem pó como cortinas, tapetes ou peluches. 
  • Na limpeza dar preferência a panos húmidos e a aspiradores com filtros certificados contra asma e alergias. 
  • Lavar os lençóis e fronhas em água quente e detergente que reduza os alergénios. 
  • Manter as mãos limpas e evitar esfregar os olhos. 
  • Usar óculos de sol e aplicar colírio para criar uma barreira protetora contra o pólen. 
  • Desinfetar adequadamente as suas lentes de contacto. 
  • Usar maquilhagem de qualidade e não partilhar produtos cosméticos. 
  • Manter os animais de estimação fora do quarto. 

Etiquetas

También te puede interesar

Um dos principais segredos para o sucesso de qualquer negócio é perceber o perfil do cliente, e as óticas não fogem à regra!   Saber quem são os seus clientes, do que precisam, quais são os seus gostos e comportamentos de compras, irá fazer com que a comunicação da sua ótica seja mais assertiva. Consequentemente […]

Viajar pode ser muito mais do que descanso e uma pausa da rotina de trabalho. É também a oportunidade única de expandir horizontes, não só a nível pessoal como profissional.   Já imaginou o quão enriquecedor seria embarcar numa viagem com colegas de profissão, neste caso no ramo da ótica? Esta experiência pode ser um verdadeiro […]

Quantas vezes já ouviu ou lhe contaram “verdades” sobre a utilização de óculos ou de lentes de contacto? Com certeza que já ouviu que as lentes de contacto podiam ir para trás dos olhos, ou até que os óculos de sol são apenas para dias de sol, e mesmo até que é muito difícil fazer […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio