Praticar desporto com os óculos certos, pode prevenir 90% das lesões oculares

I

Actualidade

I

Por

Na CECOP sabemos que 2% das lesões oculares recebidas pelos profissionais de saúde visual ocorrem durante a prática desportiva. 90% delas poderiam ter sido evitada, isto se a pessoa tivesse sido previamente aconselhada e tivesse utilizado os óculos corretos. Como tal, recordamos que nos desportos ao ar livre é essencial utilizar óculos de sol para proteger contra a radiação UV e o impacto das partículas.

Quais são as principais lesões?

Desprendimento da retina, traumatismos, hemorragias e lesões da córnea devido à sobre-exposição ao sol. Neste sentido, os desportos náuticos geram muitos problemas visuais, sendo a pesca responsável por 16% dos traumatismos e 44% das perfurações oculares.

Na CECOP recomendamos uma visita anual ao seu ótico, ou antes de iniciar o desporto, a fim de avaliar a atividade a realizar, prevenir ou compreender os riscos a associados.

Hoje em dia existem inúmeros óculos desportivos e protetores específicos para cada desporto. Muitas deles podem ser graduados ou utilizadas em combinação com lentes de contacto, uma vez que é essencial procurar aconselhamento junto do profissional de saúde visual para encontrar os óculos ideais para cada caso.

Os melhores óculos para cada desporto:

  • Para os desportos marítimos os melhores óculos são polarizados para evitar o brilho do sol sobre a água, e devem ser resistentes aos choques. Para nadar, devem ter uma moldura de silicone e ser ajustáveis com uma alça. Se são para nadar ao ar livre, é melhor que sejam lentes escuras ou polarizadas para proteger o olho dos raios UV.
  • Os melhores óculos para ciclismo são aqueles com curvatura sem distorção para obter proteção lateral contra os raios UV sem perder a qualidade visual e com ponte ajustável do nariz para evitar o embaciamento da lente. São essenciais no ciclismo de montanha devido ao impacto de pedras e ramos de árvores.
  • Para atletismo e corrida, as lentes fotocromátiicas que mudam de cor em função da intensidade da luz e lentes polarizadas ajudam-no a ver mais claramente e a melhorar a sua capacidade de reação. Ao adicionar um revestimento anti-reflexo à lente polarizada, a luz que entra através da parte de trás da lente é eliminada. São óculos específicos para este desporto que permitem um ajuste perfeito ao rosto e não se movem durante a prática devido ao impacto de pedras e ramos de árvores.

Etiquetas

También te puede interesar

Viajar pode ser muito mais do que descanso e uma pausa da rotina de trabalho. É também a oportunidade única de expandir horizontes, não só a nível pessoal como profissional.   Já imaginou o quão enriquecedor seria embarcar numa viagem com colegas de profissão, neste caso no ramo da ótica? Esta experiência pode ser um verdadeiro […]

Quantas vezes já ouviu ou lhe contaram “verdades” sobre a utilização de óculos ou de lentes de contacto? Com certeza que já ouviu que as lentes de contacto podiam ir para trás dos olhos, ou até que os óculos de sol são apenas para dias de sol, e mesmo até que é muito difícil fazer […]

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio