Praticar desporto com os óculos certos, pode prevenir 90% das lesões oculares

  • Home
  • Blog
  • Praticar desporto com os óculos certos, pode prevenir 90% das lesões oculares

Na CECOP sabemos que 2% das lesões oculares recebidas pelos profissionais de saúde visual ocorrem durante a prática desportiva. 90% delas poderiam ter sido evitada, isto se a pessoa tivesse sido previamente aconselhada e tivesse utilizado os óculos corretos. Como tal, recordamos que nos desportos ao ar livre é essencial utilizar óculos de sol para proteger contra a radiação UV e o impacto das partículas.

Quais são as principais lesões?

Desprendimento da retina, traumatismos, hemorragias e lesões da córnea devido à sobre-exposição ao sol. Neste sentido, os desportos náuticos geram muitos problemas visuais, sendo a pesca responsável por 16% dos traumatismos e 44% das perfurações oculares.

Na CECOP recomendamos uma visita anual ao seu ótico, ou antes de iniciar o desporto, a fim de avaliar a atividade a realizar, prevenir ou compreender os riscos a associados.

Hoje em dia existem inúmeros óculos desportivos e protetores específicos para cada desporto. Muitas deles podem ser graduados ou utilizadas em combinação com lentes de contacto, uma vez que é essencial procurar aconselhamento junto do profissional de saúde visual para encontrar os óculos ideais para cada caso.

Os melhores óculos para cada desporto:

  • Para os desportos marítimos os melhores óculos são polarizados para evitar o brilho do sol sobre a água, e devem ser resistentes aos choques. Para nadar, devem ter uma moldura de silicone e ser ajustáveis com uma alça. Se são para nadar ao ar livre, é melhor que sejam lentes escuras ou polarizadas para proteger o olho dos raios UV.
  • Os melhores óculos para ciclismo são aqueles com curvatura sem distorção para obter proteção lateral contra os raios UV sem perder a qualidade visual e com ponte ajustável do nariz para evitar o embaciamento da lente. São essenciais no ciclismo de montanha devido ao impacto de pedras e ramos de árvores.
  • Para atletismo e corrida, as lentes fotocromátiicas que mudam de cor em função da intensidade da luz e lentes polarizadas ajudam-no a ver mais claramente e a melhorar a sua capacidade de reação. Ao adicionar um revestimento anti-reflexo à lente polarizada, a luz que entra através da parte de trás da lente é eliminada. São óculos específicos para este desporto que permitem um ajuste perfeito ao rosto e não se movem durante a prática devido ao impacto de pedras e ramos de árvores.