Phygital: a estratégia que está a transformar o setor ótico 

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O perfil do novo cliente está cada vez mais alinhado à integração do mundo real com o digital. O conceito de Phygital liga-se ao aumento da procura por uma experiência de compra cada vez mais digital, mas que não descura a experiência em loja física. 

Os números não mentem! Segundo o estudo “Métodos de Pagamento” (2023) da Adyen, empresa especializada em pagamentos, foi revelado que embora 81% dos consumidores já comprem online, 49% fazem-no em loja física. 

A fusão entre o mundo físico e o digital, pode ser uma das chaves para proporcionar uma experiência de compra mais envolvente, personalizada e eficaz ao cliente da sua ótica. 

Descubra tudo sobre o Phygital e como pode aplicar no seu negócio! 



O que significa “Phygital”? 

Traduzido à letra, o termo Phygital resulta da junção das palavras physical (físico) e digital, representando a integração entre o modelo físico e digital na experiência do consumidor. 

Nos últimos anos, o conceito de Phygital tem vindo a ganhar cada vez mais relevância. Por um lado, os consumidores são cada vez mais conectados e informados, procurando o imediatismo e a facilidade do online, por outro, ainda dão relevância à confiança e à proximidade da loja física.   

No setor ótico, o Phygital tem vindo a permitir que a jornada de compra dos clientes se torne mais completa, com recurso a ferramentas de realidade aumentada e de inteligência artificial, que permitem a integração contínua entre a loja física e as plataformas digitais. 


Como aplicar o Phygital no negócio de ótica? 

Num setor tão competitivo como o mercado da ótica, os consumidores procuram cada vez mais experiências únicas e personalizadas.  

O Phygital é a resposta eficaz a esta necessidade, que traz inúmeras vantagens para as óticas que pretendem inovar. Fique com algumas das vantagens, e respetivas estratégias, para aplicar o Phygital na sua ótica. 


Experiência imersiva e integrada 

Uma das grandes vantagens do Phygital é o facto de proporcionar aos clientes uma experiência na ótica muito mais personalizada e dinâmica.  

Ferramentas como a realidade aumentada garantem uma maior segurança e aumentam a atratividade na compra do cliente. Exemplo disso é a possibilidade de o cliente experimentar diferentes modelos de óculos, através de provadores virtuais ou até espelhos interativos, antes de fazer a sua decisão de compra. 

Além disso, através da utilização da inteligência artificial, é possível a ótica analisar grandes quantidades de dados, de forma rápida, e dessa forma sugerir produtos, com base no histórico de preferências dos clientes, tornando a experiência de compra mais assertiva e eficaz. 

A possibilidade de combinar campanhas de marketing online e offline, é outra forma de reforçar a presença da ótica e de criar uma relação mais interativa e próxima com os clientes. 


Atendimento omnicanal 

Integrar a loja física e online da ótica permite uma maior flexibilidade na jornada de compra do cliente, que pode começar na loja física e finalizar na loja online, ou vice-versa.  

Investir em ferramentas de agendamento de consultas online, em plataformas de atendimento como chatbots, ou até via WhatsApp, e numa boa comunicação através das redes sociais, garantem uma interação mais flexível e contínua com os clientes.  

Adotar um sistema omnicanal irá garantir que a jornada do cliente na sua ótica seja mais fluída pelos diversos canais de venda e de atendimento. 


Maior conveniência para o cliente 

Existe uma diversidade de ferramentas que permitem reduzir as barreiras entre o digital e o ponto de venda, permitindo trazer uma maior conveniência ao cliente.  

Uma delas é QR Code nas lojas físicas. Esta estratégia direciona o cliente para informações detalhadas sobre os produtos e serviços, como características e avaliações. Além de promover a interação digital, o QR Code ajuda na tomada de decisão e promove uma experiência mais interativa e inovadora na loja física. 

Outra estratégia que irá agilizar a compra do cliente é o Click and Collect. Este método permite ao cliente comprar ou reservar um artigo online e recolhê-lo na loja física ou num ponto de recolha. 

Mais do que uma tendência, o Phygital já se apresenta como uma necessidade para as óticas que se querem destacar e acompanhar um mercado cada vez mais digitalizado e competitivo. Combinar o melhor do mundo físico e digital permite criar experiências de compra únicas na ótica, que atrai novos clientes e o crescimento sustentável do negócio.  

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