Buscar
CECOP

Olhos no Outono: 8 conselhos para uma visão saudável

I

Actualidad

I

Por

Folhas coloridas, clima mais fresco e aconchegante: o Outono chegou! Esta além de ser uma estação incrível, é importante que esteja atento a como a mudança de temperaturas e ambiente afetam os seus olhos.  

Para que mantenha a visão saudável e confortável durante o Outono, é importante que tenha em conta alguns cuidados específicos. Neste artigo reunimos algumas dicas valiosas, indicadas por óticos especialistas, que o irão ajudar a manter os olhos saudáveis no Outono. 

  1. Mantenha uma boa hidratação ocular 

No Outono o ar fica mais seco, o que pode causar desconforto nos olhos ou até mesmo agravar problemas oculares já existentes, como por exemplo a síndrome do olho seco.  

Para evitar que a secura da estação fragilize os seus olhos, deve utilizar gotas lubrificantes, claro que sempre receitadas por um especialista de ótica, de maneira a manter os seus olhos hidratados.  

Beber cerca de 2 litros de água por dia ajuda também a manter a hidratação não só do corpo mas também da região ocular.  

  1. Cuidado com as alergias  

Não é só na Primavera que o pólen no ar é recorrente, o Outono traz também consigo um aumento na quantidade de pólen, que pode desencadear alergias oculares.  

Se já tem predisposição para ter alergias deve consultar um especialista ótico para um tratamento que se adeque às suas necessidades. No dia-a-dia evite coçar os olhos, já que isso pode piorar os sintomas e até mesmo causar lesões na superfície ocular. 

  1. Faça pausas no uso dos ecrãs 

É normal que com a chegada do Outono passemos mais tempo em ambientes fechados, aumentando a frequência com que utilizamos os ecrãs dos nossos computadores, tablets e smartphones.  

Sintomas como a fadiga ocular e olhos secos podem surgir do uso excessivo de ecrãs, por isso é essencial que faça pausas regulares, que pestaneje com frequência e que ajuste o brilho dos ecrãs para reduzir o impacto negativo nos seus olhos. 

  1. Mantenha consultas regulares  

Este ponto é um dos mais esquecidos. Consultar regularmente um especialista ótico promove uma maior saúde ocular, principalmente agora para verificar se não existem problemas decorrentes da mudança de estação.  

Um especialista da visão pode ajudá-lo a identificar se existe qualquer indício ou estágio inicial de algum problema de visão e orientá-lo para cuidar dos seus olhos durante todo o ano. 

  1. Utilize óculos de sol de qualidade 

A exposição aos raios UV também acontece no Outono, e pode causar problemas sérios nos olhos. Para se proteger escolha utilizar óculos de sol de qualidade e que ofereçam proteção contra os raios UVB e UVA.  

Outra das vantagens dos óculos de sol é que ajudam a evitar a secura ocular provocada pelo vento frio que é comum nesta estação. 

  1. Atenção ao vento e ar condicionado  

O vento frio e poeira típicos desta estação podem irritar os olhos e causar um grande desconforto. Utilize uns óculos ou um chapéu para criar uma barreira física contra estes elementos, especialmente em locais onde o vento é mais intenso. 

Outro dos vilões do Outono é o ar condicionado, que para além de causar alergias, pode aumentar a secura ocular. Evite posicionar-se à frente do ar condicionado e que o vento lhe toque no rosto.  

  1. Mantenha uma alimentação saudável 

Uma dieta equilibrada rica em vitaminas e antioxidantes, é essencial em qualquer altura do ano. Alimentos como as cenouras, espinafre, frutas cítricas e nozes, são ricos em vitamina A, C e E, o que pode ajudar a manter a visão mais saudável e a proteger os olhos contra os danos causados pelo ambiente. 

  1. Durma o suficiente 

Uma boa noite de sono faz maravilhas aos nossos olhos! Quando não dorme o suficiente, os seus olhos ficam secos e irritados, por isso certifique-se de dormir cerca de 8 horas diárias para descansar e recuperar a sua visão. 

Lembre-se de que a prevenção é a chave para uma visão saudável ao longo da vida. E você que cuidados vai adotar neste Outono? 

Etiquetas

También te puede interesar

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

A Primavera chegou! Com esta estação, as temperaturas sobem e os dias ficam mais longos, podendo surgir alguns desafios para a saúde ocular.   Alguns dos principais problemas da estação é a exposição dos olhos a alergénios, a mudança de temperatura e o aumento da intensidade da luz solar. Estes fatores podem contribuir para o aumento […]

O Geomarketing é uma das estratégias que a maioria das empresas de sucesso utilizam, para conhecerem melhor o seu público.   Melhorar as campanhas de marketing da sua ótica nunca foi tão eficiente, quanto é a partir da utilização do Geomarketing. Ao saber onde se localizam os possíveis clientes, é muito mais provável que alcance o […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio