Neve e frio. Como podemos cuidar dos nossos olhos?

  • Home
  • Blog
  • Neve e frio. Como podemos cuidar dos nossos olhos?

As fortes quedas de neve e as vagas de frio, podem ter representado uma ameaça à saúde dos olhos para muitos de nós, uma vez que os olhos secos e irritados são alguns dos principais sintomas causados pelo excesso de radiação ultravioleta.
A neve é um dos grandes protagonistas de todos os Invernos e embora hoje em dia a neve seja apreciada, especialmente pelas crianças em casa, não devemos esquecer-nos que a neve pode ser muito perigosa, especialmente para a saúde dos olhos. E é por isso que devemos proteger os nossos olhos dos danos que nos pode causar. Especialistas na visão ocular alertam-nos para a necessidade de proteger os nossos olhos contra este tipo de fenómeno.
Como nos podemos proteger?● Se notar sintomas tais como irritação, secura, conjuntivite ou qualquer outro tipo de desconforto causado pelo tempo, deve consultar um optometrista para que lhe possa diagnosticar e tratar adequadamente as lesões relacionadas com a neve.
● Usar óculos de proteção homologados: a neve é capaz de refletir 85% da luz do sol, e por isso quando se pratica desporto ao ar livre, é aconselhável usar lentes polarizadas com filtros de categoria 3 ou 4.
● Pestanejar frequentemente para promover a produção de lágrimas de uma forma natural.
● Se estiver muito vento, proteja os seus olhos com óculos de proteção para evitar que as lágrimas se evaporem demasiado depressa.
●  E por fim, muitos peritos recomendam que cuide bem da sua dieta durante os dias mais frios e de neve. Alimentos ricos em omega 3 e especialmente vegetais e frutas para lidar com o chamado «olho seco».
Com todos estes cuidados, estamos prontos para desfrutar da neve e das baixas temperaturas, mas sempre com a máxima cautela.