Email Marketing para óticas: saiba como fazer

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O email marketing é uma das estratégias mais eficazes do Marketing Digital. Esta estratégia permite estabelecer um canal de comunicação muito mais direto com o seu público, aumentar a notoriedade da sua ótica e ainda gerar vendas muito mais facilmente.  

Quando analisada a relação entre custo-benefício, o email marketing é uma das ferramentas mais rentável e com melhores resultados do digital. 

Através do uso eficiente de emails, esta estratégia permite que a mensagem certa, chegue à pessoa certa, na hora certa! 

Para que a sua ótica tire melhor partido do Email Marketing, reunimos informações importantes, para que consiga escrever emails fantásticos e capazes de converter o seu público-alvo. Vamos lá! 

O que é o Email Marketing? 

O email marketing consiste no envio de emails de forma regular, para um determinado público, com o objetivo de divulgar produtos ou serviços. Estes tipos de emails têm caráter mais pessoal, já que existe uma troca direta de mensagens relevantes para um público específico.  

Essa segmentação do público pode vir de uma base de contactos de clientes ou através de leads (pessoas que forneceram as suas informações de contato, como nome e email, em troca de uma oferta da empresa, como por exemplo um conteúdo educativo), gerados por outras estratégias. 

Atualmente através de ferramentas de automatização é possível entregar as comunicações a esse segmento de contactos, de forma personalizada, eficaz e rápida, quer seja em forma de promoções, folhetos de publicidade digitais, confirmações de compras online ou até newsletters. 

Realmente esta é uma opção que vale a pena investir na promoção da sua ótica! 

Porque devo de investir no Email Marketing na ótica? 

Atualmente existe 3,9 mil milhões de pessoas que utilizam o email diariamente, o que significa que o email marketing pode ser uma poderosa ferramenta para a sua ótica ter um maior alcance no digital.  

Vamos a alguns números importantes: 

  • 46% dos emails são abertos em smartphones. 
  • Segundo profissionais de marketing, que fazem campanhas com segmentação, é registado um aumento de 760% no retorno do investimento (ROI).  
  • 80% dos profissionais de vendas acreditam que o Email Marketing aumenta a retenção de clientes. 
  • 59% dos entrevistados dizem que os emails influenciam as suas decisões de compra. 

(Fonte HubSpot)  

O impacto das campanhas de email marketing, quando comparadas com o impacto das redes sociais, é bastante mais significativo e previsível. Quando seleciona 200 contactos para enviar a mensagem, todos as pessoas vão receber o email, e se a estratégia estiverbem definida é muito provável que abram o email!  

Nas redes sociais não acontece isso, visto que o algoritmo entrega os conteúdos que acha mais relevantes para cada pessoa. 

Outra das vantagens é que o email é um formato flexível, onde pode formatar a mensagem da maneira que desejar. Pode escrever uma longa história ou uma mensagem curta e incisiva, pode incluir emojis, GIF, imagens e links.   

É impressionante como pode levar os clientes da sua ótica a comprar, apenas com um clique no email! Mas para isso, precisa primeiro de um domínio e de uma ferramenta de email marketing, como por exemplo o MailChimp, que é gratuito. 

Dicas para escrever um bom Email
 

Já escolheu a plataforma mais adequada à sua ótica para enviar os emails, já estruturou um template apelativo e claro, e já criou a sua lista de contactos? Se a resposta é sim, então é a hora de começar a escrever os emails que a sua ótica irá enviar aos contactos que selecionou! 

  • Mantenha o texto claro e conciso 

No que toca a emails é crucial que vá direto ao assunto da mensagem que pretende transmitir. Sabia que o tempo médio de atenção do ser humano é cerca de 8 segundos? Pois é, o texto deve ser curto e deve logo captar a atenção do leitor na primeira frase. 

  • Adapte a linguagem ao seu público 

Saber para quem está a escrever é importante para definir o tom do discurso que vai adotar. Para criar proximidade com o público da sua ótica tem de saber como ele fala e que termos utiliza. Quer atingir um público mais jovem? Ou um público mais velho? O discurso será completamente diferente. 

Outra forma de criar uma maior personalização e proximidade nos emails é dirigir-se a cada pessoa pelo seu nome. Acredite que tem resultados! 

  • Não tente vender desesperadamente 

Diferencie-se ao distanciar-se do discurso de venda pura e dura. Inove na maneira como envolve as pessoas nos seus produtos e serviços. Ofereça aos seus contactos acesso a conteúdos de qualidade e ofertas exclusivas. 

Como pode ver o email marketing não é um “bicho de 7 cabeças”. Esta estratégia é importante para manter um contacto mais próximo com o público da sua ótica, além de ser uma estratégia em que irá gastar poucos recursos. Aposte no email marketing, com certeza que irá ter bons resultados. 

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