Dizem que os olhos são o espelho da alma, e que através deles se podem conhecer sentimentos e humores.
Hoje, no post do blog, vamos explicar como, para além do acima mencionado, os olhos podem revelar mais do que um vício ou doença.
Vamos começar!
Olhos vermelhos: Todos nós em algum momento da nossa vida «sofremos» de olhos vermelhos; quando saímos da piscina no Verão, ou quando dormimos pouco ou sofremos de uma alergia. Mas o que significa exatamente? Pode ser devido a múltiplas patologias oculares. As mais conhecidos são:
– Conjuntivite (infecciosa, alérgica,…).
– Olhos secos ou exposição a substâncias irritantes (pó, fumo) também podem causar vermelhidão.
– Falta de sono ou ingestão de substâncias vasodilatadoras, tais como o álcool.
– Por vezes, se uma artéria conjuntival se romper (porque aumentamos a nossa tensão arterial, espirros ou esfregamos vigorosamente os nossos olhos),pode causar hemorragia, que se manifesta como um olho vermelho vivo.
Amarelo: Existem diferentes patologias que podem dar uma certa coloração amarelada aos olhos. Entre elas, a mais conhecida é a icterícia, que é uma desordem do metabolismo da hemoglobina em que a bilirrubina se acumula em certos tecidos como a esclerótica (o branco do olho). Geralmente este tipo de patologia está relacionado com problemas hepáticos, renais, pancreáticos, bem como a ingestão de certos medicamentos, problemas hematológicos ou mesmo certas anomalias genéticas.
Preto: Os olhos negros são o resultado de uma quantidade muito elevada de melanina na íris, que pode ser um sinal de algum tipo de doença que faz com que os olhos castanhos escureçam para negros. Esta cor é encontrada em 1% da população mundial.
Os olhos negros são aqueles em que é praticamente impossível diferenciar a íris da pupila.
Olhos búlgaros e esbranquiçados: Outra doença do sistema endócrino que pode afetar a visão é a orbitopatia da tiróide. É normalmente causado pelo hipertiroidismo.
Como pôde ver, os seus olhos podem falar pelo resto do seu corpo e dizer coisas muito importantes. Falar sobre estas coisas pode não ser muito divertido, mas quanto mais cedo um pequeno sintoma for verificado, mais cedo poderemos descartar problemas ou impedir o crescimento de uma doença.