Hoje comemora-se o Dia Mundial da Diabetes. Em 2021, segundo dados do SNS, a diabetes já atingia cerca de 79 241 de portugueses, estando inscritas 879 853 pessoas nos centros de saúde com diagnóstico da doença.
Mundialmente, a doença atinge cerca de 382 milhões de pessoas em todo o mundo, estimando-se que em 2035 o número de doentes atinja os 592 milhões.
Esta data importante convida-nos a refletir sobre a importância da consciencialização sobre os riscos associados à diabetes, especialmente no que toca à saúde ocular e a problemas como a Retinopatia Diabética. Continue a ler para saber mais sobre as implicações da diabetes na saúde ocular!
Como a diabetes afeta os olhos?
A Diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento irregular da glicose (açúcar) no sangue, denominando-se hiperglicemia. Este facto, faz com que ao longo do tempo surjam complicações em vários órgãos do corpo, nomeadamente nos olhos.
A partir do diagnóstico da diabetes, podem alterações oculares que indicam a prevalência deste problema:
-
- Tendência para olho seco
-
- Desconforto ocular
-
- Fotofobia
-
- Cataratas
-
- Alteração transitória de erro refrativo (miopia e hipermetropia)
-
- Risco de glaucoma
-
- Retinopatia Diabética
O que é a Retinopatia Diabética?
A Retinopatia Diabética é das complicações oculares mais sérias associada à diabetes. Tal como o nome indica, afeta a retina do olho, podendo provocar doenças mais graves, associadas à visão, como a cegueira.
Os sintomas da Retinopatia Diabética, incluem principalmente a perda parcial ou total da visão, visão turva, diminuição da acuidade visual, flashes, pontos flutuantes ou “moscas”, dor, pressão ocular, vermelhidão nos olhos ou qualquer outra alteração repentina na visão.
O diagnóstico desta doença, é feito através da realização de exames oculares, como a retinografia, angiografia e a tomografia.
Na eventualidade da Retinopatia Diabética ser detetada e dependendo da progressão da doença, é necessário realizar um tratamento que consiste na prescrição de medicação anti-VEGF, fotocoagulação a laser e vitrectomia.
Prevenção da Diabetes é a chave
A prevenção é um fator chave, pois os sintomas que permitem identificar a Retinopatia Diabética podem surgir demasiado tarde, sendo essencial fazer um controlo regular da Diabetes.
Por essa razão, os especialistas recomendam a realização de exames oculares frequentes, controlo da glicemia, tensão arterial e colesterol, bem como manter uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico.
Segundo dados recolhidos pelo grupo RETINODIAB (Associação Protectora dos Diabéticos), em rastreios realizados na região de Lisboa e Vale do Tejo, com vista à avaliação da prevalência da Retinopatia Diabética, em doentes com Diabetes Mellitus tipo 2, foram identificados 16,3% casos.
Torna-se por isto fundamental, promover a consciencialização para as boas práticas e a prevenção desta doença, desde a mudança de hábitos até a um estilo de vida mais equilibrado.
E você, já sabia das implicações da diabetes para a saúde ocular?