Como encontrar uma boa ótica perto de mim? Saiba como escolher

I

Actualidade

I

Por

Com certeza que já pesquisou por “óticas perto de mim”, e que sentiu uma certa confusão no que realmente considerar para conseguir escolher a melhor. Muitas vezes nesta escolha é influenciado pelo marketing da ótica ou por alguém que a recomendou, contudo é importante que considere outras caraterísticas para que escolha a ótica ideal para si.  

Em Portugal, estima-se que em 2019, 2 em cada 3 portugueses utilizasse óculos graduados, um valor que tem aumentado gradualmente ao longo dos anos. Estes números, bastantes elevados, correspondem a uma grande parte da população, que com certeza irá necessitar de procurar uma ótica para começar a utilizar óculos, ou apenas para atualizar a sua graduação.  

Tão importante como escolher umas boas lentes ou armação para si, também é saber escolher uma boa ótica, capaz de lhe entregar as melhores soluções em materiais óticos. Esteja atento ao artigo da CECOP, onde damos dicas de como pode escolher a melhor ótica para si. Vamos lá? 

A importância da primeira impressão 

Ao iniciar a sua pesquisa é essencial que estabeleça contacto com as óticas que mais lhe chamaram à atenção. Pode iniciar essa pesquisa através do Google Maps, através das redes sociais ou até pela indicação de um amigo.  

Neste primeiro contacto, quer seja feito de forma presencial, por chamada ou online, tenha em atenção como é tratado pelo ótico que o atende. O profissional pegou na receita e começou a tratá-lo pelo seu nome? Fez perguntas acerca da atual situação dos olhos? Teve interesse em saber do histórico dos seus olhos e das necessidades oculares do seu dia-a-dia? Perguntou qual a sua situação financeira? Oferece várias opções do que procura? Se as respostas são sim, então é sinal que irá ser acompanhado por um bom profissional de ótica, que trata o cliente de forma prestável, com o objetivo de dar a melhor solução possível.  

Uma boa ótica faz um atendimento personalizado, questionando sempre para perceber o que melhor vender ao seu cliente. Além disso, outro fator a ter em conta no atendimento, é se o ótico dedica tempo a encontrar as melhores soluções para si. Se o profissional lhe parecer impaciente ou tenso, e apenas utiliza termos técnicos para se expressar, que não entende, então é melhor procurar outra ótica que seja mais clara e profissional. 

Verifique com que marcas trabalha a ótica 

A dica de ouro da CECOP é: procure óticas que trabalhem com marcas que têm boas referências e que são reconhecidas de forma positiva no mercado. Uma ótica que se mantém constantemente atualizada e que trabalha com equipamento tecnológico de ponta, é certamente um local que irá facilitar a vida de quem utiliza óculos. 

Um dos sinais de que uma ótica tem prestígio é quando pertence a uma rede de óticas, tendo a oportunidade de operar numa parceria cheia de vantagens, que se pode expandir até a nível internacional.  

Exemplo disso é a nossa comunidade de óticas da CECOP, que conta já com cerca de 160 óticas em Portugal e mais de 7600 a nível mundial, onde os óticos associados têm acesso a vantagens competitivas, como acordos com os fornecedores mais importantes do mercado, entre outras, descubra tudo aqui .

Questione sobre as garantias e assistência técnica 

No processo de seleção da ótica é fulcral que tenha em atenção não só o processo de compra, mas também o de pós compra. A ótica que escolher deve sempre assegurar-lhe um pós-venda eficaz, que lhe garanta que está assegurada uma assistência técnica, caso ocorra algum problema com os seus óculos. 

Questione sobre as garantias e o período de cobertura das mesmas. Uma dica é verificar se no recibo de compra estão todos os serviços e preços individuais de cada um. O profissional ótico que realmente quer ver o cliente satisfeito é aquele que agrega valor, ao lhe deve oferecer todas as manutenções ou melhorias necessárias adicionais.  

4º Faça orçamento em pelo menos três óticas 
 
Na altura de organizar orçamentos e considerações finais é importante que faça pelo menos o orçamento de três óticas. O orçamento é importante para medir quais são os prós e contras de cada ótica e procurar preços mais em conta para a sua carteira. No entanto baixo preço nem sempre significa qualidade, então é importante estar atento à relação qualidade-preço. 

Normalmente os principais fabricantes de lentes formalizam uma tabela de preços sugeridos ao consumidor, que servem de referência para a ótica negociar um desconto com o cliente. Esta tabela é importante para o ótico não o induzir em erro, pois determina o preço sugerido para cada tipo de lente, tipos de materiais e também tratamentos, que podem alterar bastante o valor. Desta forma irá comprar um produto compatível entre uma boa performance e um preço justo. 

Etiquetas

También te puede interesar

Se é empreendedor de ótica, sabe como é difícil destacar o seu negócio no atual mercado competitivo, como é desafiante conquistar novos clientes e o quão complexo é posicionar-se, enquanto marca no setor.  Face a este panorama, começa a questionar-se “Então, afinal o que posso adotar na minha ótica para se diferenciar das outras?”. Neste […]

Um dos principais segredos para o sucesso de qualquer negócio é perceber o perfil do cliente, e as óticas não fogem à regra!   Saber quem são os seus clientes, do que precisam, quais são os seus gostos e comportamentos de compras, irá fazer com que a comunicação da sua ótica seja mais assertiva. Consequentemente […]

Viajar pode ser muito mais do que descanso e uma pausa da rotina de trabalho. É também a oportunidade única de expandir horizontes, não só a nível pessoal como profissional.   Já imaginou o quão enriquecedor seria embarcar numa viagem com colegas de profissão, neste caso no ramo da ótica? Esta experiência pode ser um verdadeiro […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio