Black Friday: Como preparar a minha ótica e aumentar as vendas.

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A Black Friday é já no próximo dia 25 de novembro e nesta altura questiona-se “Será que a minha ótica deve aderir à Black Friday?”. De facto a Black Friday é uma das principais alturas do ano para aumentar as vendas de qualquer negócio, beneficiando também os consumidores que têm a acesso a vários descontos e oportunidades únicas de compra. 

Contextualizando o termo, a Black Friday é um conceito que surgiu nos EUA, nos anos 90, e que se estendeu para o resto do mundo, num evento que acontece todos os anos na última sexta-feira do mês de novembro.  

De acordo com a “Pesquisa de Intenção de Compra Black Friday 2022” da Méliuz, 97,5% das pessoas que compraram na Black Friday do ano passado pretendem comprar este ano, 39% planeia gastar mais este ano e a maioria diz preferir lojas físicas. 

O desconto é sempre uma boa estratégia para atrair clientes e aumentar o lucro da sua ótica, contudo é importante que vá mais além e comece a preparar o seu negócio de forma a garantir bons resultados.  

Saiba como preparar a sua ótica para a Black Friday, com as seguintes dicas da CECOP. 

Prepare a sua loja 

Com a maior afluência de clientes ao seu espaço, na Black Friday é essencial que tenha a sua loja estruturada e organizada. O primeiro contacto com o cliente realiza-se quase sempre através da vitrine da loja, daí ser importante que a mantenha limpa e apelativa a nível visual. Destaque as promoções de Black Friday, tenha-as bem sinalizadas, e os produtos expostos de maneira a chamar a atenção do público. 

No que toca a melhor receber os clientes pode aumentar o número de cadeiras ou sofás, melhorar a temperatura ambiente ou até disponibilizar bebedouros. Esta atenção ao cliente irá influenciar o seu humor e comportamento, estando mais dispostos a permanecer no seu espaço e a comprar.  

Além do cliente deve também prestar atenção ao seu stock de produtos, de forma a não só ter um maior controlo financeiro, como também a garantir que haja uma quantidade de artigos suficientes. Avalie que produtos devem de entrar nas ofertas, e dentro deles quais são os mais populares. Poderá também aproveitar esta altura para promover os produtos que não são vendidos à algum tempo. 

Defina que promoções vai executar 

É importante que defina que tipo de promoções vai oferecer aos clientes, tendo em consideração o melhor que a sua ótica pode oferecer e se tem realmente condições para o fazer, sem que resulte em prejuízo. Algumas promoções que pode fazer são: 

  • Grandes descontos, em que uma grande percentagem do valor de produtos específicos é oferecida; 
  • Descontos progressivos, aumentando o desconto caso o cliente leve 2 ou mais produtos, ou definir um valor mínimo de compra que garante que o cliente recebe depois descontos mais altos;  
  • Packs, onde a ótica monta alguns kits com produtos para oferecer a um valor mais baixo, do que se fosse na compra individual de cada artigo; 
  • Serviço extra, que permite ao cliente receber um serviço adicional caso realize uma compra, como por exemplo uma manutenção gratuita dos óculos ou uma consulta gratuita de optometria.  

Prepare a sua equipa 

Com clientes cada vez mais bem informados e exigentes, tem de considerar não só a qualidade e bons preços dos seus produtos, mas também a maneira como é feito o atendimento ao público na sua ótica. Nesta altura de grande procura, um bom atendimento garante um cliente fidelizado, que com certeza irá voltar noutra ocasião à sua ótica.  

Uma boa experiência de compra só é possível através de uma equipa profissional de óticos qualificados, capazes de atenderem de forma eficaz, reforçando as boas técnicas de negociação. Com o aumento do fluxo de clientes na ótica é essencial que o ótico saiba controlar, com simpatia, situações de maior de espera e de impaciência por parte do cliente, tendo atenção para que nenhum cliente seja esquecido ou mal atendido. 

A venda com certeza que é importante, mas é no pós-venda que o cliente vai avaliar a experiência com a sua ótica e possivelmente transformar-se num cliente habitual, portanto não se esqueça desta etapa tão importante do processo de vendas. 

Não engane os seus clientes  

No meio de tanta oferta, a Black Friday é um período propício à “Black Fraude”. Não cometa este erro na sua ótica, ao aumentar os preços dos produtos, para depois mascarar um desconto maior. Atualmente os consumidores começam a preparar as suas compras para a Black Friday, mesmo antes dela acontecer, onde existe muita pesquisa e comparação de preços.  

Evite ao máximo esta prática das promoções falsas, pois o cliente não irá levar o produto da sua loja e além disso irá danificar a reputação e confiança a longo prazo na sua ótica. Mesmo que tenha menos lucro, opte sempre por ser honesto com o cliente e pela rentabilidade a longo prazo. 

 
Crie expectativa e estimule a urgência 

Não espere pelo próprio dia da Black Friday para despertar os seus clientes de como vai ser na sua ótica. Antes da data crie expectativa nos seus clientes e prepare-os para os descontos que irá praticar, ao estipular que as promoções irão funcionar durante um determinado período de tempo. Com isto irá provocar o senso de urgência e de necessidade do cliente em comprar os produtos.  

No entanto, para saber onde divulgar, precisa de conhecer que tipo de público quer atingir  e em que canal mais se encontra. Será que está mais presente nas redes sociais? Em que redes sociais? Será que utilizam mais televisão ou rádio? Têm interesse em ver panfletos ou em ler o jornal?  

Integre na sua comunicação com o cliente, campanhas automáticas pelo WhatsApp ou por SMS, ou envie newsletters com descontos antecipados. Utilize os meios que tem ao seu favor e traga a sensação de exclusividade ao cliente!  

Na CECOP os nossos associados têm acesso exclusivo a uma diversidade de campanhas personalizadas, segmentadas para um target em concreto, que irão fazer destacar a sua ótica na Black Friday. Saiba mais informações aqui

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