Buscar
CECOP

Conheça as tendências do mercado ótico para 2024

I

Actualidad

I

Por

Ao longo dos últimos anos, o mercado ótico tem-se apresentado como um dos setores mais consistentes e fortes do panorama económico em Portugal.  

No final de 2023, a Informa D&B revelou que em 2022 o volume de negócios do setor ótico teve um crescimento positivo de 13,5%, que corresponde a um valor de 715 milhões de euros. Outros fatores, como o envelhecimento da população e a crescente utilização dos ecrãs, irão contribuir para a tendência de crescimento do setor.  

Este cenário é um sinal de alerta para todos os empresários de ótica em 2024, que precisam de estar atentos às tendências do mercado, como forma de se destacarem da concorrência. 

Para que consiga estar um passo à frente dos seus concorrentes, selecionamos 3 das tendências que irão marcar o mercado ótico em 2024. Vamos lá! 

Inovação em tratamentos de lentes 

Adotar ferramentas tecnológicas de última geração na ótica, é meio caminho andado para se destacar da competitividade do mercado. 

Reunimos 3 produtos que serão tendência no mercado ótico em 2024, na área da inovação em tratamentos de lentes. 

1. Lentes SmartView 

É comum existir um período de adaptação quando se inicia a utilização de óculos, ou quando se muda de lentes. As lentes SmartView prometem transformar a adaptação dos utilizadores, aos óculos graduados, proporcionando uma visão mais confortável, a várias distâncias. 

Além disso, através do estudo dos movimentos oculares, as lentes SmartView têm em conta as necessidades em cada fase da vida, adaptando-se a qualquer idade. 

2. Lentes ultra polarizadas 

Outra tendência que vale a pena explorar são as lentes ultra polarizadas. Este tipo de lentes são um verdadeiro escudo contra os reflexos dos raios solares, já que têm uma estrutura composta por cerca de oito camadas. 

Através das lentes ultra polarizadas, é possível ter uma experiência visual mais realista, que combina filtro UV, camada de aprimoramento das cores, que confere maior nitidez, e tratamento antirreflexo, hidrofóbico e anti risco. 

3. Óculos inteligentes 

Esta novidade talvez seja uma das tecnologias menos conhecidas e acessíveis até ao momento, no entanto, esta tendência ainda vai dar muito que falar nos próximos anos.  

A Meta em parceria com a Ray-Ban, desenvolveram um modelo de óculos inteligentes que dizem ser projetado para viver no momento. Através destes óculos, é possível captar os melhores momentos e até transmitir em direto no Instagram e Facebook. 

O sistema funciona através de uma câmara de 12MP e de um sistema com cinco microfones, e além das funções acima, permite que o utilizador faça chamadas, envie mensagens mãos-livres e ouça música, através de altifalantes embutidos.  

Pode encontrar mais informações acerca dos óculos aqui. 

Sustentabilidade 

A sustentabilidade é um dos temas mais “quentes” da atualidade, e por isso é uma tendência que gera cada vez mais uma imagem positiva nas óticas que aplicam ações sustentáveis. 

Existem diversas formas de aplicar a sustentabilidade no setor ótico, como por exemplo a escolha de materiais reciclados, biodegradáveis ou orgânicos para fabricar lentes e armações.  

Além disso, poderão ser aplicados serviços que incentivem à sustentabilidade, como campanhas de doação e de conserto de óculos usados, ou até campanhas que beneficiem a comunidade. 

Robótica e AI 

A inteligência artificial e a robótica irão ser uma das maiores tendências do setor ótico para 2024. Estas duas inovações podem ser utilizadas tanto para executar exames oculares mais precisos, como também para automatizar processos de produção, montagem, armazenamento e distribuição de material ótico. 

O atendimento ao cliente é outro dos processos que pode beneficiar bastante com a inteligência artificial. Através de chatbots e assistentes virtuais é possível atender de forma mais eficaz às necessidades dos clientes, em termos de dúvidas, recomendações, agendamento de consultas, ou seja, praticamente todas questões do processo de venda. 

Já conhecia alguma destas tendências para 2024? Qual foi a que mais o surpreendeu? 

Etiquetas

También te puede interesar

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

A Primavera chegou! Com esta estação, as temperaturas sobem e os dias ficam mais longos, podendo surgir alguns desafios para a saúde ocular.   Alguns dos principais problemas da estação é a exposição dos olhos a alergénios, a mudança de temperatura e o aumento da intensidade da luz solar. Estes fatores podem contribuir para o aumento […]

O Geomarketing é uma das estratégias que a maioria das empresas de sucesso utilizam, para conhecerem melhor o seu público.   Melhorar as campanhas de marketing da sua ótica nunca foi tão eficiente, quanto é a partir da utilização do Geomarketing. Ao saber onde se localizam os possíveis clientes, é muito mais provável que alcance o […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio