Buscar
CECOP

Previna problemas visuais: a importância do controlo da miopía em crianças, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo … conselhos de profissionais sobre prevenção.

I

Actualidad

I

Por

Se há algo que na CECOP deixámos claro nestes tempos que vivemos, é que o número dos problemas visuais mais frequentes está a aumentar consideravelmente por causa do confinamento ou melhor: dos maus hábitos que adquirimos durante o confinamento.

De acordo com o último estudo realizado 57% da população piorou a sua visão, sendo a situação mais preocupante a dos jovens, visto que oito em cada dez (77,4%) tem a pior visão.

Os aumentos da graduação em miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, ou a necessidade de uma primeira correção com óculos foram os principais fatores detetados. Sintomas como dores de cabeça, olhos vermelhos, problemas de foco ou visão turva multiplicaram-se drasticamente.

A nossa primeira recomendação será sempre a mesma: consultas regulares com o seu optometrista de confiança para que acompanhe os seus problemas de saúde visual e da sua família. Além disso, passamos-lhe a dar 9 dicas de prevenção aconselhadas por profissionais para que possa praticar em casa ou no escritório para prevenir essas consequências:

1.-Hidratação. Mantenha os olhos bem hidratados. Para isso, pode recorrer ao uso de lágrimas artificiais. O olho seco é um problema sério e o uso de ecrãs reduz a cintilação e, portanto, a hidratação da superfície ocular. O seu optometrista pode recomendar o apropriado para cada caso.

2.-Posição corporal correta e distância. Mantenha uma posição corporal correta e distância ao ler ou visualizar qualquer dispositivo móvel. Distância mínima 50 cm. Além disso, tente não usá-los no escuro.

Observe a sua posição de leitura frontal e à distância correta. Se observar que os seus filhos adotam posições «não naturais» para ler ou assistir televisão (cabeça virada, distância excessivamente curta), podem estar a manifestar um sintoma e deve consultar o seu optometrista.

3-Descanso do olho ativo. Faça uma pausa de vez em quando para mudar o seu foco de perto para longe e descanse o olho. O uso da regra 20/20/20 é recomendado ao olhar para um ecrã. A cada 20 minutos, olhe a 6 metros de distância (cerca de 6 metros, tente olhar pela janela) por 20 segundos.

Pode piscar e fazer movimentos circulares com os olhos por alguns segundos. Em seguida, coloque o dedo indicador ou uma caneta bem perto dos olhos e afaste-o lentamente. Pode mover o dedo da frente para trás e da esquerda para a direita. Tente fazer isso cerca de dez vezes.

4.-Proteção solar. Proteja sempre os olhos do sol com lentes adequadas que protejam toda a superfície ocular e as pálpebras. Certifique-se da proteção das lentes, isto é o mais importante nos óculos de sol. E não se esqueça de que pode graduar facilmente os seus óculos de sol. Consulte o seu ótico.

5.-Óculos de proteção. Habitue-se a usar óculos de proteção com filtro de luz azul, pois é a maneira de proteger os olhos da exposição frequente de dispositivos.

A exposição excessiva à luz azul (dispositivos eletrónicos) tem efeitos prejudiciais no seu corpo e reações indesejadas, como falta de sono.

6.-Cuidado e manutenção de óculos e lentes de contacto. Lembre-se de que, se os seus óculos não estiverem em perfeitas condições, pode causar fadiga ocular. Lentes excessivamente arranhadas e armações desajustadas, são causas de visão forçada nos óculos, mesmo que a prescrição não tenha mudado.

Em lentes de contacto: a reposição excessiva, o excesso de depósitos por uma lágrima rica em gordura ou a falta de desinfeção adequada, produzem visão deficiente com o agravante do contacto direto com o olho podendo causar lesões.

7.-Ao ar livre.  O confinamento retirou-nos algum tempo ao ar livre. Lembre-se de que é muito importante que passemos algum tempo fora de casa, em espaços abertos, a fazer atividades ao ar livre, principalmente com crianças. Com proteção adequada, a luz solar é boa para o desenvolvimento dos olhos. Aproveite para caminhar e / ou praticar desportos,

8.-Cuidado com a maquilhagem, pois pode facilmente entrar em contacto com os seus olhos. Muito importante remover a maquilhagem antes de ir para dormir. Pálpebras e cílios bem limpos para evitar infeções. Se somos utilizadores de lentes de contacto, é importante usar maquilhagem específica (o seu ótico pode recomendar) ou pelo menos hipoalergénica.

9.- Faça uma dieta rica em antioxidantes e evite o fumo. A sua visão vai agradecer.

Etiquetas

También te puede interesar

Uma das melhores estratégias para os óticos acompanharem a constante evolução da indústria é apostarem no seu conhecimento. Cursos, formações ou eventos são algumas das opções que podem enriquecer tanto a nível profissional como interpessoal.  Na CECOP desenvolvemos o CECOP Evolution, um programa de formação completo, de desenvolvimento empresarial, com o objetivo de ajudar a […]

A Primavera chegou! Com esta estação, as temperaturas sobem e os dias ficam mais longos, podendo surgir alguns desafios para a saúde ocular.   Alguns dos principais problemas da estação é a exposição dos olhos a alergénios, a mudança de temperatura e o aumento da intensidade da luz solar. Estes fatores podem contribuir para o aumento […]

O Geomarketing é uma das estratégias que a maioria das empresas de sucesso utilizam, para conhecerem melhor o seu público.   Melhorar as campanhas de marketing da sua ótica nunca foi tão eficiente, quanto é a partir da utilização do Geomarketing. Ao saber onde se localizam os possíveis clientes, é muito mais provável que alcance o […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio