Conquistar os clientes nunca foi uma missão simples e com a crescente oferta essa tarefa tornou-se ainda mais desafiante. Com as redes sociais e a internet o consumidor passou a ter mais opções, optando por óticas que para além do custo-benefício oferecem uma boa experiência de compra.
De acordo com a Forbes, cerca de 80% dos consumidores sentem-se inclinados a comprar em marcas que investem na personalização da experiência dos seus clientes. Outra pesquisa da Reclame AQUI indica que também 51% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência com uma empresa.
Estes dados revelam que é crucial as óticas investirem em estratégias que façam o cliente sentir-se valorizado, envolvido e, mais que interessado, fiel ao seu negócio, num mercado em que a oferta não para de crescer.
Neste artigo apresentamos algumas estratégias que poderá aplicar na sua ótica para que personalize a experiência do seu cliente e se destaque dos seus concorrentes.
1. Vendas consultivas
Aqui os funcionários da ótica desempenham um papel fundamental, atuando como consultores. Nesta abordagem o funcionário ouve o cliente para perceber as suas necessidades e em conjunto vão procurar a melhor solução.
Esta abordagem difere completamente da venda tradicional, em que o funcionário apenas tem o intuito de vender, e nesta abordagem de consultor preocupa-se em investigar os problemas que o cliente enfrenta para o realmente ajudar.
Quer seja a orientar a nível da saúde visual ou a nível estético, as vendas consultivas são realmente valiosas na construção de uma relação sólida com o cliente, que resulta em mais vendas e em clientes leais e satisfeitos.
2. Self-service
O serviço self-service é ideal para os clientes que são mais autónomos na compra. A partir desta estratégia a sua ótica irá dar mais espaço ao cliente para experimentar os diferentes produtos.
No serviço self-service o cliente controla a sua própria experiência de compra, e as prateleiras deixam de ser intocáveis para ficarem expostas de forma livre, para que o cliente interaja com os produtos.
Imagine ter um local preparado para o cliente experimentar livremente as diferentes armações, com um grande espelho e boa luminosidade, para até enviar aos amigos e familiares antes de tomar uma decisão? Parece uma excelente ideia!
Este serviço pode ser estendido para o serviço pós-venda, onde os clientes podem aprender a fazer os ajustes básicos nas suas armações, onde irão poupar bastante tempo.
3. Design interior inovador
Porque não investir num ambiente mais confortável e convidativo na sua ótica? A experiência não se limita apenas ao atendimento e a produtos de qualidade, a maneira como o cliente se sente no espaço também é importante.
Aposte na renovação do espaço da sua ótica e invista num projeto que cative os clientes desde o momento que entram na loja até que saem.
Elementos como uma boa iluminação, espelhos amplos, disposição dos produtos, zonas de espera confortáveis e até mesmo áreas para experimentar os óculos, com certeza irão dar um ar mais moderno e arrojado à ótica.
4. Diversidade de produtos de qualidade
Cada cliente é único e cada um tem necessidades muito específicas, por essa razão é fundamental que na sua ótica invista num portfólio diverso de produtos de qualidade.
Este ponto parece demasiado óbvio, mas a verdade é que disponibilizar uma ampla gama de armações, lentes e outros produtos de qualidade, permite que os clientes confiem na sua ótica para cuidar da sua visão, e que voltem para comprar produtos bastante específicos.
A personalização da experiência do cliente na ótica é uma estratégia vantajosa. Quando os clientes se sentem valorizados e ouvidos, a lealdade à marca aumenta e a oportunidade de ter sucesso no mercado ótico torna-se muito mais promissora. Aposte nesta estratégia!