6 cuidados para evitar problemas oculares na época festiva

I

Actualidade

I

Por

O Natal e o Ano Novo são momentos mágicos, com decorações encantadoras, luzes brilhantes e celebrações calorosas em família. Juntamente com a alegria desta época festiva, podem surgir alguns riscos para a saúde ocular, devido a situações que podem passar despercebidas aos olhos dos mais distraídos. 

Para que evite quaisquer riscos para a sua saúde ocular e dos que mais ama, deixamos neste artigo alguns cuidados, que irão permitir que desfrute de forma segura das festividades que se aproximam. Fique com estas 6 dicas! 

1. Proteja-se contra objetos que cortam 

Quando falamos em decorações natalícias, há que destacar decorações de vidro ou pontiagudas e afiadas, que podem representar riscos para a saúde ocular.  

Quando colocar as decorações, utilize umas luvas e esteja atento para evitar acidentes que possam ferir os seus olhos. Mantenha uma distância de segurança à volta das decorações que considere mais perigosas, especialmente para proteger as crianças.  

Na noite de passagem de ano é comum a utilização de confetis e fitas, por isso cuidado para  este tipo de material não cair nos seus olhos, visto que pode ferir com facilidade a superfície ocular.  

2. Cuidado com o fogo de artifício 

O fogo de artifício é uma parte essencial das celebrações, mas pode representar um perigo significativo para os olhos.  

Caso esteja a assistir ao fogo de artifício, mantenha uma distância de segurança. Se estiver envolvido no lançamento do fogo, é importante que utilize luvas e óculos de proteção.  

Evite também lançar fogos de artifício caseiros, pois irá aumentar o risco de lesões oculares. 

3. Proteja-se contra luzes intensas 

Uma das maiores representações do Natal são as luzes brilhantes. No entanto, quando os nossos olhos são expostos de forma prolongada a estas luzes intensas, poderá aumentar o desconforto e a fadiga ocular.  

Certifique-se de descansar os seus olhos regularmente e considere utilizar óculos de sol, com proteção UV, em eventos noturnos ao ar livre. 

4. Evite produtos químicos 

Limpeza de Natal em casa para receber a família? Ou uma grande limpeza à casa antes de entrar no novo ano? A preparação para as festividades muitas vezes envolve o uso de produtos químicos de limpeza.  

Utilize luvas e óculos de proteção para manusear nestes produtos e mantenha as áreas bem ventiladas, para reduzir a exposição a vapores irritantes, como por exemplo a lixívia. 

5. Cuide dos olhos durante as viagens 

Vai viajar durante esta época? Se viajar de carro e for a conduzir, garanta que na noite anterior teve uma boa noite de sono e que conseguiu descansar os seus olhos, para uma condução mais segura.  

Seja qual for o transporte em que vai viajar, mantenha os seus olhos hidratados, especialmente em ambientes secos, e evite esfregar os olhos com as mãos sujas, para prevenir possíveis infeções. 

6. Modere no tempo de ecrã 

É bastante comum passarmos mais tempo à frente dos ecrãs durante as festividades, seja a ver televisão em família, seja para comprar as prendas de natal online ou até para manter contacto com os familiares.  

Não se esqueça de descansar os seus olhos, através de pausas regulares e ajuste as configurações de brilho do ecrã para evitar a fadiga ocular. 

Aproveite estes dias de festa que se aproximam e não se esqueça da segurança dos seus olhos. 

Desejamos a todos um feliz Natal e boas entradas em 2024! 

Etiquetas

También te puede interesar

Um dos principais segredos para o sucesso de qualquer negócio é perceber o perfil do cliente, e as óticas não fogem à regra!   Saber quem são os seus clientes, do que precisam, quais são os seus gostos e comportamentos de compras, irá fazer com que a comunicação da sua ótica seja mais assertiva. Consequentemente […]

Viajar pode ser muito mais do que descanso e uma pausa da rotina de trabalho. É também a oportunidade única de expandir horizontes, não só a nível pessoal como profissional.   Já imaginou o quão enriquecedor seria embarcar numa viagem com colegas de profissão, neste caso no ramo da ótica? Esta experiência pode ser um verdadeiro […]

Quantas vezes já ouviu ou lhe contaram “verdades” sobre a utilização de óculos ou de lentes de contacto? Com certeza que já ouviu que as lentes de contacto podiam ir para trás dos olhos, ou até que os óculos de sol são apenas para dias de sol, e mesmo até que é muito difícil fazer […]

Únete a CECOP

y descubre cómo rentabilizar al máximo tu negocio