5 maneiras de melhor incentivar os funcionários da sua ótica

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É do conhecimento geral que em qualquer empresa ou área de negócio, que funcionários felizes produzem mais e melhor. Num mercado cada vez mais competitivo, por vezes o investimento em capital humano é esquecido, quando na verdade é o fator que poderá destacar a sua ótica das restantes.  

Quer tenha a sua ótica 1, 3 ou 10 funcionários, investir na implementação de ferramentas de gestão de pessoas irá transformar o ambiente de trabalho num local mais organizado, dinâmico e competitivo. Uma equipa envolvida nos objetivos será mais unida e dedicada à missão do seu negócio de ótica. 

A CECOP mostra-lhe neste artigo 5 estratégias eficazes que poderá implementar hoje para melhor incentivar os funcionários da sua ótica. 

  1. Conheça bem os seus funcionários 

A estratégia mais importante de todas é conhecer bem todos os seus colaboradores. Ponha a sua empatia em ação e construa um relacionamento interpessoal saudável, onde poderá identificar traços de personalidade, objetivos de carreira e expectativas dos seus trabalhadores que poderão ser trabalhadas em prol da sua ótica.  

Reserve um tempo para se sentar com a sua equipa. Além de ser uma estratégia onde não precisa de gastar dinheiro, irá ajudá-lo a identificar os pontos fracos que impedem os funcionários da sua ótica de trazerem melhores resultados. 

  1. Aposte na formação  

Um funcionário estagnado tem tendência a ficar desmotivado, por isso é importante estimular as competências da sua equipa no domínio do universo das óticas. Não basta ter conhecimento técnico acerca de armações, óculos e ferramentas óticas, um bom membro da equipa está atualizado das tendências de mercado e tem conhecimento relativamente a vários processos que se envolvem na ótica. 

Para este efeito poderá apostar na formação em diversos tópicos que façam sentido para a sua ótica, que irão não só qualificar os seus funcionários, mas também gerar uma boa imagem do seu negócio, já que a confiança dos clientes é conquistada através da segurança de como a sua equipa interage. A CECOP dá-lhe aqui algumas ideias de formações: 

  • Trabalho de equipa; 
  • Negociação e persuasão; 
  • Atendimento ao público; 
  • Resolução de conflitos; 
  • Pós-venda. 
  1. Proponha desafios e recompensas 

Nada melhor que estabelecer metas diárias, semanais ou mensais à sua equipa, como por exemplo vender determinada quantidade de armações ou lentes de contacto, deste modo se os objetivos forem cumpridos os funcionários irão receber um prémio pelo seu esforço. 

Propor desafios mantém os seus colaboradores ativos e focados, criando um ambiente mais dinâmico e colaborativo na sua ótica. Existem várias maneiras de premiar e comemorar estas vitórias, como por exemplo descontos, viagens ou até bónus em dinheiro.  

  1. A magia do Team Building 

Existem fases no ambiente de trabalho em que o clima é de desmotivação, cansaço ou desgaste. O Team Building é uma forma eficaz de combater este mood negativo e transformá-lo em algo positivo. Esta estratégia tem como objetivo incentivar à prática de dinâmicas fora da empresa, que promovam o autoconhecimento individual e aprofundamento das relações entre a equipa. 

Passar o dia num local rodeado pela natureza, partilhar experiências através de jogos divertidos ou completar desafios com objetivos específicos, são algumas das atividades que a sua equipa poderá fazer num Team Building. O impacto destas atividades poderá agregar imenso valor à cultura da sua empresa de ótica. 

  1. Faça parcerias com outros estabelecimentos 

Por último, mas não menos importante, outra das estratégias que poderá implementar é estabelecer acordos com estabelecimentos que possam trazer algum tipo de vantagem aos seus colaboradores. Estabelecimentos como ginásios, escolas, restaurantes ou supermercados são alguns dos locais onde poderá estabelecer estas parcerias. 

Este tipo de acordos não só ajuda a incrementar a felicidade dos funcionários como também consegue atrair clientes aos outros negócios. Basicamente todos ficam a ganhar! Inteligente, não é?  

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