A miopia é uma anomalia visual que causa diminuição da acuidade visual, dores de cabeça intermitentes e visão turva à distância. Sua existência sempre esteve relacionada à genética, mas o aumento da miopia em todo o mundo sugere que tanto a exposição do olho à luz artificial quanto a sua submissão a imagens próximas são atualmente a principal causa de milhões de pessoas que sofrem com esta anomalia.

A prestigiosa revista científica 'Nature' estimou no ano passado um aumento de 50% de miopia na população mundial nos próximos 20 anos.

Em seguida, revelamos alguns dados interessantes relacionados à miopia que você deve saber.

 

1. As Revisões visuais são obrigatórias na infância.

A miopia aparece em uma idade precoce e sua progressão geralmente ocorre entre 6 e 15 anos, isto é, nas idades em que o olho está se desenvolvendo. Será necessário insistir nos pacientes, para que seus parentes e conhecidos mais jovens visitem o especialista regularmente e, assim, possam diagnosticá-lo em idade precoce, pará-lo o máximo possível e estabilizar a progressão.

 

2. A alta magna pode trazer complicações para a saúde visual.

 Existe um tipo de patologia que traz riscos à saúde: alta miopia. Quando um olho excede 6 dioptrias, é uma alta miopia e supostamente, terá mais probabilidades de sofrer glaucomas, descolamento de retina ou catarata. Propor medidas preventivas, como o uso de lentes que retardam a progressão da miopia, serão de grande ajuda para os pacientes em risco.

 

3.Existem lentes que travam o progresso da miopia.

Cada vez mais em consultas de optometria se adaptam lentes de contato, algumas destinadas exclusivamente a jovens, que retardam a progressão da miopia.

 

4. A cirurgia a laser não é para todos.

A operação do laser é o método para dizer adeus aos óculos para sempre. Mas nem todos  podem passar por esse tipo de cirurgia: pessoas diabéticas, jovens com um olho ainda não desenvolvido ou indivíduos com graduação instável, não podem ser operados. Pacientes não adequados para tal cirurgia terão que usar lentes para toda a vida, no entanto, a miopia não é uma doença: a utilizar as lentes corretas, a miopia não será um problema.

 

5. Ortoqueratologia ou orto-k.

É uma subespecialidade de contactologia que está crescendo atualmente. Seu uso reduz os efeitos da miopia e do astigmatismo temporariamente. Temos diferentes tipos de lentes de contato orto-k, embora as noturnas se destaquem, também existem lentes de contato de geometria diurna ou reversa.

 

A miopia explodiu de forma alarmante nas últimas décadas, não por fatores genéticos, mas por fatores ambientais, como o uso abusivo de novas tecnologias.