A chegada da primavera traz alergias de todos os tipos, e o olho é um órgão particularmente sensível nessa época do ano. Inchaço, vermelhidão ou sensação de areia  são alguns dos sintomas irritantes que levam a uma alergia ocular. Muitos pacientes associam esta doença à infecção, apresentando sintomas semelhantes aos da conjuntivite comum, mas o modo como ela é contraída é, ao contrário de outras doenças virais ou bacterianas, puramente ambientais: pólen e poeira são os elementos alérgenos mais freqüentes.

Abaixo, oferecemos cinco dicas úteis para aliviar os efeitos que a primavera causa nos olhos.

 1. Evite a exposição a fatores alergênicos.

Fatores externos, como o sol, os ácaros da poeira ou o pólen, são os culpados das alergias nos olhos, mas o fato de se fechar em casa não é uma opção. Comprar óculos com quadros curvos, que impedem o olho de estar em contato com esses elementos, ajudará a evitar os sintomas.

 2. Consulte um especialista.

 Procure um alergista para determinar o tipo de alergia que sofrem. Isso é crucial para oferecer um tratamento bem direcionado e ter a alergia sob controle. Através do tratamento adequado, o corpo irá gradualmente aceitar a medicação e os efeitos da alergia serão minimizados.

 3. Tome medidas de higiene.

 Lave as mãos regularmente e evite colocá-las em contato com os olhos, use sabonetes PH neutros ou sujeite os olhos a ambientes limpos, são algumas medidas que o paciente deve tomar. A prevenção é um grande aliado na batalha contra alergias.

4. Evite lentes de contato.

Alergias oculares e lentes de contato são incompatíveis. As lentes de contato são ímãs para alérgenos e, logicamente, causarão mais irritação se forem usadas durante a temporada de alergia. Se o uso de lentes for essencial para o paciente, recomende produtos destinados a manter as lentes o mais molhadas possível e a optar por lentes de contato diárias descartáveis.

 5. Use óculos de sol apropriados.

 Os dias de sol são inimigos das doenças nos olhos. Ao evitar o contato dos olhos com o sol, as chances de desenvolver uma conjuntivite alérgica diminuem. O uso de óculos de sol com lentes largas que isolam o olho de fatores externos os manterá protegidos.

 

As alergias podem ser muito irritantes e, em alguns casos, não tratá-las pode levar a um sério problema de saúde. Sintomas como secura ocular, lacrimejamento ou inchaço podem parecer inofensivos, mas se você não for ao especialista e agir, uma alergia ocular pode levar a maiores problemas.